Faixa de Gaza não tem mais fontes de água potável, dizem ONGs

Por Marina Mattar.

Anne Paq/Activestills

Esgoto a céu aberto ao lado do muro que separa Israel da Cisjordânia, onde a situação se assemelha a de Gaza

No dia em que o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza completa 5 anos, organizações não-governamentais asseguram que não existe mais fontes de água potável no território palestino ocupado.

O relatório divulgado pela Save the Children e pela Medical Aid for Palestinians, confirma o diagnóstico da ONU de que 95% da água encanada em Gaza é contaminada. Segundo as organizações, a água tem nível de contaminação dez vezes maior do que o aceitado para consumo.

Nem mesmo a água comercializada está livre dos poluentes, aponta o documento que estima o consumo de mais de 1 milhão de moradores de Gaza da água contaminada.

A água possui alta concentração de dejetos, cloreto e nitrato, substância relacionada à ocorrência de anemia e de alguns tipos de câncer. Segundo a Medical Aid for Palestinians, a população de Gaza já enfrenta as consequências de consumir a água imprópria. As crianças são o grupo mais atingido e apresentam, cada vez mais, quadros de diarréia e intoxicação.

Keren Manor/Activestills

Tubulações de água saem da terra no Vale do rio Jordão; estrutura em Gaza foi destruída em 2009

As organizações responsabilizam o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza pelo problema. Além de dificultar o acesso a medicamentos, o bloqueio impede a reconstrução do sistema de água e esgoto, danificado durante a guerra de 2009, por não permitir a entrada dos materiais necessários.

“Existe, hoje, uma nova geração de crianças em Gaza que não tem idéia de como é a vida além do bloqueio. Uma ação urgente é necessária para proteger sua saúde, agora e no futuro. Nós precisamos acabar com o bloqueio e assegurar que os projetos que promovem a água limpa e potável sejam implementados”, disse a porta-voz da Medical Aid, Aimee Shalan.Faixa de Gaza não tem mais fontes de água potável, dizem ONGs .

Fonte: http://operamundi.uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here