Exposições de Arqueologia e sobre o autor de ‘O Pequeno Príncipe’ no MArquE

Com peças de até 6000 anos, encontradas durante escavações em Santa Catarina, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da UFSC apresenta a exposição “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense”, na sala de exposição de longa duração do Pavilhão de Exposições Silvio Coelho dos Santos até 20 de novembro.
Por Matheus Alves*
Exposição-Arqueologia-em-Questão-Foto-Henrique-Almeida-3
Exposição “Arqueologia em questão”
O acervo é resultado de pesquisas em sítios arqueológicos habitados por populações pré-coloniais guaranis, jês e sambaquis.
A exposição faz uma retrospectiva da história da ocupação do território catarinense, mostrando os registros de povos coloniais e pós-coloniais, com seus fortes e igrejas. Há artefatos dos guaranis, índios do litoral que tiveram contato com os primeiros exploradores europeus da região. Objetos produzidos a partir de ossos e pedras pelas populações jês são exibidos em aquários de vidro. Por fim, esculturas emblemáticas dos sambaquis completam a história narrada na exposição, no ano 4000 a.C.
Além das antigas descobertas das escavações, outros recursos foram explorados para contar a história arqueológica, como painéis coloridos – desenvolvidos pelos professores Luciano Castro e Cristina Nunes –, fotografias ilustram textos sobre as pesquisas. Dois vídeos exibem pinturas rupestres e o funcionamento das escavações. Em um canto, um falso campo de escavação foi montado, para aproximar o público do trabalho desenvolvido.
Como explica a curadora Luísa Scherer, responsável pela organização da exposição, a escolha do tema levou em consideração a quantidade de pesquisas arqueológicas desenvolvidas em Santa Catarina. Com 150 sítios arqueológicos apenas em Florianópolis, o território catarinense esconde lembranças de civilizações organizadas. Ferramentas, armas, vasos, esqueletos, desenhos rupestres são apenas parte dos objetos estudados.
Exposição Memória da Aéropostale
Exposição Memória da Aéropostale

Além da mostra arqueológica organizada com acervo próprio, o MArque também apresenta a exposição Memória de Aéropostale. Trata-se de uma homenagem à empresa de correio aéreo que no começo do século XX explorou rotas de transporte na América, Europa e África; entre seus pilotos estava Antoine de Saint Exupéry, autor do livro ‘O Pequeno Príncipe’. O acervo foi doado para Florianópolis pela Association Mémoire d’Aéropostale; seu próximo destino é o Memorial Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry, que está sendo construído no bairro Campeche.

A exposição segue até o dia 28 de novembro.
Mais informações: (48) 3721-9325

*Estágiario de Jornalismo da Agecom /UFSC

Foto: Henrique Almeida

Fonte: Notícias UFSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.