Exposição Prêmio CNI SESI – Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Publicado em: 07/12/2010 às 21:49
Exposição Prêmio CNI SESI – Marcantonio  Vilaça para as Artes Plásticas

O Centro Integrado de Cultura e o Museu de Arte de Santa Catarina (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica) receberão, a partir de 09 de dezembro, às 19 horas, a mostra itinerante da 3ª edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas 2009/2010, com entrada gratuita.

Os visitantes poderão conferir obras – vídeos, instalações, esculturas, pinturas e fotografias – de Armando Queiroz (PA), Eduardo Berliner (RJ), Henrique Oliveira (SP), Rosana Ricalde (RJ), e Yuri Firmeza (SP).

Os cinco artistas foram premiados depois de passarem por dois processos de seleção. No primeiro, o júri formado pelos artistas, curadores e professores Orlando Maneschy (PA), Gaudêncio Fidelis (RS) e Nivalda Assunção de Araújo (DF), avaliou 353 inscrições e incluiu cinco artistas entre 30 selecionados. No segundo processo de seleção, Aracy Amaral (SP), Paulo Herkenhoff (RJ) e Eduardo Frota (CE) escolheram os agraciados com a premiação.

Além de conceder bolsas de trabalho e pesquisa no valor total de R$ 150 mil para os cinco artistas brasileiros (R$ 30 mil cada), o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas proporciona o acompanhamento do artista por um crítico durante um ano; a edição de dois catálogos; e a realização de uma mostra coletiva que percorre cidades das cinco regiões do País.

Ao final dessa itinerância, cada artista se compromete a doar uma obra de sua autoria a uma das instituições que abrigaram a exposição, a ser definida pela organização do Prêmio. A mostra itinerante já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Branco e Salvador, seguindo para Florianópolis e Goiânia.

Nesta edição, os artistas premiados foram acompanhados pelos críticos Luis Camillo Osório (Rosana Ricalde), Ricardo Resende (Henrique Oliveira), Alcino Leite Neto (Eduardo Berliner) e Paulo Herkenhoff (Armando Queiroz e Yuri Firmeza).

Patrocinada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o prêmio chega à sua terceira edição e integra série de iniciativas de sucesso para ampliar as oportunidades de acesso à Cultura.

Exposição Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça Artes Plásticas

Abertura: 09 de dezembro, às 20 horas.

Data de visitação: 10 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011, diariamente, das 14 às 20 horas, sendo que estará fechada nos dias 24, 25, 26, 31 e 01, 02/01/2011.   Atenção: aberta nos dias 27, 28, 29 e 30/12/2010.

Local: Centro Integrado de Cultura

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600

Agronômica – Florianópolis – SC

Agendamento de visitas mediadas:

(48) 3953-2324/[email protected]

Informações: (48) 3953-2324 ou (48) 3381-9164 ou pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]

——————————————————————

CONVERSA COM O ARTISTA

Eduardo Berliner

08 de dezembro, às 16 horas.

Local: Centro Integrado de Cultura -CIC

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600

Agronômica – Florianópolis – SC

——————————————————————-

VENHA PARTICIPAR DA AÇÃO EDUCATIVA DO PRÊMIO CNISESI MARCANTONIO VILAÇA PARA AS ARTES PLÁSTICAS

EDIÇÃO 2009-2010

_________________________________________________________________

Convidamos você, professor, a participar do Encontro SESI Arte promovido no âmbito das atividades da exposição dos cinco artistas ganhadores do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A ação tem por objetivo aproximar o universo das ações artísticas aos das práticas pedagógicas, entendendo a arte como exercício de experimentação fundamental para o desenvolvimento sensível e intelectual de nossos alunos. A programação do encontro propõe aulas teóricas com especialistas na área, além de exercícios práticos.

Nos dois primeiros dias haverá seminários, incluindo oficinas práticas sobre arte-educação, ministradas por equipe especializada, visando à aplicação das propostas educativas no cotidiano escolar. Serão oferecidas visitas mediadas à exposição do Prêmio. Poderão inscrever-se professores de todas as disciplinas.

É importante frisar que cada professor participará de dois dias de atividades, podendo escolher convenientemente entre o turno da manhã ou da tarde.

Além de certificado de participação, será distribuído a cada professor, material pedagógico, contendo textos explicativos e propostas práticas discriminadas.

INSCRIÇÕES

_______________________________________________________________

Para os interessados em participar, as inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, pelo seguinte telefone ou e-mail:

(48) 3381-9164 [das 10h às 12h e das 14h às 17h]

E-MAIL: [email protected]

inscrições abertas!

INFORMAÇÕES DO ENCONTRO PARA OS PROFESSORES

(Seminário e oficinas)

Local do encontro: Centro Integrado de Cultura/ MIS-SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Data: 13 e 14 de dezembro/2010

Horário: 8h às 18h

Obs.: palestras e oficinas em dois turnos disponíveis.

Manhã: das 8h às 12h ou Tarde: das 14h às 18h.

Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600

Agronômica – Florianópolis – SC

INFORMAÇÕES DO ENCONTRO PARA OS ALUNOS

(Oficinas)

Oficinas – dia 15, 16 e 17/12/10 – duas turmas em cada turno.

Manhãs: 1ª turma das 8h às 9h30 e segunda turma das 10h às 11h30.

Tardes: 1ª turma das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

Cada turma participará de um turno de atividades (turno selecionado pelo seu professor). As inscrições também já estão abertas e poderão ser feitas nos contatos acima.

Transporte para os alunos – Cada turma terá um ônibus à sua disposição, para buscar e retornar à escola nos horários e dia agendados.

Merenda – Cada aluno participante receberá um Kit lanche.

Informações SESI/DN

Deixe uma resposta