Exposição ‘O Jardim Colaborativo’ apresenta a flora catarinense do século XIX

Exposição ‘O Jardim Colaborativo’ apresenta a flora catarinense do século XIX

Fica em cartaz no Museu Victor Meirelles, no Centro, entre os dias 22 de fevereiro e 15 de abril, a exposição ‘O Jardim Colaborativo de Fritz Müller’, da artista Yara Guasque. A visitação é gratuita.

A mostra é um diminuto inventário da flora catarinense do século XIX, formado através do corpo de três instalações e cinco fotografias, permitindo ao visitante reconhecer espécimes que ainda hoje podem ser encontrados na mata.

Das instalações, duas utilizam vídeo. A vídeo instalação interativa O Jardim Colaborativo de Fritz Müller em OpenFrameworks, que projeta a sombra dos visitantes como recortes do original em cores sobre a versão do vídeo em branco e preto, tem a coautoria do artista e desenvolvedor de software Kaue Costa (que também participa da conversa com o público).

As imagens são sobre os espécimes da flora catarinense enviados ao exterior e testemunham a interlocução entre dois naturalistas da época, Fritz Müller (Santa Catarina) e Charles Darwin (Inglaterra), evidenciando as redes de colaboração do passado e do presente.

Na exposição, a artista mostra o processo de transplantação do espécime vivo em uma inscrição abstrata – e vice-versa – e chama a atenção para a disputa dos direitos autorais travada pelos institutos de pesquisa.

A mostra faz parte do projeto Memória em Trânsito do Museu Victor Meirelles, que propõe estudar e divulgar as obras dos artistas catarinenses pertencentes ao acervo do museu. O objetivo é ampliar o entendimento sobre a obra desses artistas e atualizar a documentação museológica, entre outros.

Fonte: O Barato de Floripa

Você precisa estar logado para postar um comentário Login