Exposição fotográfica de alunos da UFPR mostra o outro lado dos conflitos

A mostra traz 40 fotografias tiradas em três locais distantes, mas parecidos.

Imagem: Reprodução

Ao redor dos conflitos que atingem o Brasil, existe uma população que resiste. A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Pará, a intervenção militar no Rio de Janeiro e os problemas habitacionais da maior ocupação urbana do Paraná geram subhabitação, violação de direitos e violência. O dia-a-dia ao redor destes conflitos é tema da exposição fotográfica “Resistir”.

A mostra traz 40 fotografias tiradas em três locais distantes, mas parecidos: a Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro; o Jardim Independente I, em Altamira (Pará); e a Caximba, na região metropolitana de Curitiba. O objetivo dos jornalistas, fotográfos e ex-alunos da UFPR, Plínio Lopes e Gustavo Queiroz, é dar visibilidade aos problemas e soluções que a violência provoca.

“A violência é constantemente noticiada na mídia. O foco deste projeto é outro: descobrir as iniciativas e pessoas que atuam no território. São comunidades ribeirinhas, jovens negros, artistas e famílias historicamente segregados da cidade e pouco beneficiados por políticas públicas”, afirma Queiroz. “Este é o objetivo do ‘Resistir’. Contar a história desta rotina, comum em todo o país, de quem, por escolha ou falta de escolha, convive diariamente com a violência”, complementa Lopes.

Durante a abertura da exposição, os fotojornalistas contarão as histórias das pessoas por trás das fotografias e vão dividir um pouco da experiência de realizar um projeto grande de fotojornalismo. “A ideia é contar um pouco das histórias que não aparecem nas fotos. As conversas, o que não pode ser fotografado, as dificuldades”, afirma Lopes.

Essa é a primeira exposição da série de fotografias feitas durante o ano de 2018. O projeto é financiado por uma bolsa da universidade Texas A&M University (Estados Unidos), destinada a estudantes que coordenam projetos de fotografia com foco em conflitos de modo geral. Além da abertura na próxima segunda-feira, a exposição continua por mais três semanas – até o dia 24/05.

Serviço:

Local: Sala Arte & Design – Reitoria UFPR (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro).

Data: Exibição segue até 24/05 das 10h às 16h.

Site: www.resistir.46graus.com

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/2834104693296803/?notif_t=plan_user_associated&notif_id=1556440595155207

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia . . . Parabéns a todos e todas, pelas Excelentes Matérias do Portal… Em especial a esta da Exposição Fotográfica…

    Deus abençoe grandemente nossas lutas . . .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.