Exposição Callejeras de España, de Jairo Cardoso

O fotógrafo Jairo Cardoso abre a exposição Callejeras de España na quarta-feira, 15 de agosto, às 19 horas, aqui no Tralharia. São fotos em preto e branco e coloridas que captam personagens nas ruas de Madri, Barcelona e Vigo, realizadas no início deste ano com uma máquina compacta. Jairo é um fotógrafo alheio aos personagens, invisível, furtivo, que retrata a espontaneidade da vida humana nos centros urbanos.

O conjunto da exposição no Tralharia exibe fotos de pessoas, mas há um rigor com a geometria e a composição de linhas, em cenários de cidades antigas e modernas, que provocam indagações. A moça da foto está triste, alegre? Quem é o homem? É natural da cidade ou está passagem? E aqueles dois? São pai e filha? As perguntas são sugeridas pelas imagens que expõem o exercício primordial de Jairo em fotografar pessoas pelas ruas do mundo.

“Cidades como New York, Paris, Roma e, agora, Madrid, Barcelona e Vigo são o que são por causa das pessoas. São as pessoas que dão vida às cidades. Como jornalista e tendo o olhar condicionado pelo jornalismo, não consigo dissociar as cidades de seus habitantes. O prazer em fotografar gente pelo mundo é extrair dessa observação um resultado estético, tentando fazer da estética uma demonstração de valor humano”, diz Jairo.

Jairo Cardoso, 44 anos, natural de Florianópolis, é formado em direito e jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Expôs Andanças no Café Sorrentino, em 2014, com imagens de cidades da América Sul e da Europa; Instantâneos, Varal da Trajano, ao ar livre, em 2015, com fotografias de Florianópolis; Snapshots from New York City, no Tralharia, 2016, retratando New York; e Fatto in Italia, também no Tralharia, em 2017, com cidades italianas de Roma, Milão e Veneza.

Visitação de 15 de agosto a 12 de setembro.
De terça a sexta-feira, das 18h à meia-noite.
Sábado, das 14h às 20h.

Entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.