Exposição apresenta tiras e desenhos do argentino Liniers

Publicado em: 15/12/2013 às 09:05
Exposição apresenta tiras e desenhos do argentino Liniers
Por Leandro Melito.

Exposição apresenta tiras e desenhos do argentino Liniers (Foto: Divulgação)

Os quadrinhos tomam conta do Museu Nacional dos Correios até o dia 2 de março do próximo ano. Chegou a Brasília nesta quinta-feira (12/12) a exposição “Macanudismo: quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”, que traz cerca de 650 obras entre tiras originais de quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros do artista argentino.

As tirinhas de Liniers retratam situações cômicas do cotidiano e, publicadas originalmente no jornal La Nación, foram replicadas em periódicos de todo o mundo. Para o artista, todos os seus trabalhos devem surpreendê-lo. “Eu preciso que algo nas tiras que eu desenho me pegue de surpresa. Entre todos os elementos, o desenho, o personagem, a ideia, algo tem que ser original, diferente”, conta.

A exposição chega junto com o lançamento no Brasil do sexto livro da série Macanudo. “É um livro pelo qual tenho muito carinho, foi o primeiro que lancei em Buenos Aires pela editora que divido com minha mulher”, diz ele. Desde então a Editorial Común é responsável pelo lançamento da série, que está em sua décima edição na Argentina.

Assista, abaixo, ao vídeo em que Liniers fala sobre o livro e seu processo de criação (em espanhol):

 

 

A palavra “macanudo”, em espanhol, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico. A mostra Macanudismo faz um panorama da realidade com fanasia, diversão e melancolia. Na última quarta-feira, Liniers pintou um mural especialmente para a mostra, na entrada do Museu dos Correios. A obra foi feita ao som do compositor Cheba Massolo, que tocou as músicas do álbum Coyazz, cuja capa foi ilustrada pelo artista argentino.

Leia mais notícias de Cultura no Portal EBC

As visitas à exposição são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A mostra, com curadoria de Bebel Abreu, terá também uma programação paralela, com mesas redondas, palestras e exibição do documentário “Liniers el trazo simple de las cosas”, que rerata o cotidiano do quadrinista argentino, o que lhe inspira e o faz criar seus personagens e histórias. A programação completa pode ser consultada no site da exposição.

Assista ao vídeo em que Liniers pinta ao som de Cheba Massolo:

Edição: Ana Elisa Santana

Fonte: EBC

Deixe uma resposta