Ex-diretor da CIA Mike Pompeo é confirmado pelo Senado como novo secretário de Estado dos EUA

Conservador foi indicado por Trump após demissão de Rex Tillerson, em março deste ano; Departamento de Estado já anunciou primeiras viagens de Pompeo.

Foto: Wikimedia Commons

Por 57 votos a favor e 42 contra, o agora ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, foi confirmado nesta quinta-feira (26/04) pelo Senado como o novo secretário de Estado dos EUA.

O antigo membro do Tea Party, grupo conservador ligado ao partido republicano, foi indicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após a demissão de Rex Tillerson, em março deste ano.

O secretário de Estado é responsável por orientar o chefe do Executivo a respeito da política externa dos Estados Unidos. Também cabe a ele executar as políticas externas estabelecidas por Trump com a ajuda de outros departamentos, como o Serviço de Relações Exteriores e a Agência para o Desenvolvimento Internacional.

Viagens oficiais

Segundo comunicado do Departamento de Estado, Pompeo, que tomou posse nesta tarde, já possui seu primeiro compromisso como secretário: ir a Bruxelas, onde participará de uma reunião com ministros das Relações Exteriores da Otan. Depois, viajará para o Oriente Médio para reunir-se com autoridades da Arábia Saudita, Israel e Jordânia para tratar de “assuntos regionais e bilaterais críticos”.

Os principais desafios do novo secretário envolvem as conversas com a Coreia do Norte e o acordo nuclear com o Irã. Além disso, Pompeo enfrentará problemas internos: caberá a ele preencher os vários e importantes cargos diplomáticos que atualmente estão vagos no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here