EUA: Congresso prepara pacote de medidas para impedir aproximação de Trump e Rússia

EUA: Congresso prepara pacote de medidas para impedir aproximação de Trump e Rússia

Por Pedro Marin.

Na última terça-feira (15) o Congresso norte-americano aprovou um projeto de lei que impõe sanções contra qualquer um que apoie economicamente ou tecnologicamente as forças do governo sírio na guerra civil que vive o país.

O projeto, que agora irá para o Senado, é a primeira ação de um grupo de Republicanos que preparam um pacote de medidas com o objetivo de impedir uma aproximação entre o governo russo e o governo norte-americano, com Trump na presidência.

“[Trump] quer recompor com a Rússia. Talvez ele possa fazer isso, mas aqui está minha visão sobre a Rússia: Eles são um ator ruim no mundo, eles precisam ser impedidos”, disse o Senador republicano Lindsey Graham na terça-feira. O também republicano John McCain, por sua vez, disse que o preço de uma composição com a Rússia seria “cumplicidade com a carnificina de Putin e Assad contra o povo sírio”, o que para ele “é um preço inaceitável para uma grande nação.”

A medida foi aprovada um dia após o líder russo Vladimir Putin ter conversado com Donald Trump, após a vitória do republicano, durante uma ligação telefônica na qual discutiram a questão síria e concordaram em melhorar as a relação entre os países.

Durante sua campanha, Trump manifestou, em várias ocasiões, o desejo de colaborar com a Rússia e mudar a direção da política externa norte-americana em relação à Síria.

*Com informações do The Washington Post.

Foto: Kremlin.

Fonte: Revista Ópera.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login