Estudantes dos cursos de comunicação prosseguem com a ocupação em Frederico Westphalen

1

Ocupar e resistir, assim os/as estudantes dos cursos de comunicação prosseguem com a ocupação nas dependências de comunicação da UFSM-FW. As atividades dessa quinta-feira, 17, tiveram início às 7h com a alvorada dos/das ocupantes e uma dinâmica em que puderam expor características de sua identidade e se manifestavam contra a PEC 55. Durante amanhã também houve a assembleia docente, onde foi votada a ratificação do indicativo de greve por tempo determinado entre os dias 25 de novembro e 13 de dezembro.


Na ocasião, foram colocadas em votação três propostas: a de transferir a decisão de ratificar o indicativo para uma data posterior, a qual foi rejeitada por maioria dos presentes; a de adiantar o início da greve para o dia 21 de novembro e a terceira de permanecer a data como foi divulgado, ou seja, no próximo dia 25, a qual foi aprovada. Entretanto a decisão ainda depende da votação da Seção Sindical dos docentes da UFSM em Santa Maria, que foi transferida para amanhã, 18.


Durante a tarde os/as ocupantes e a comunidade em geral participaram de um espaço juntamente com alguns professores/as do Departamento de Comunicação e apoiadores/as do movimento, onde foram debatidos os discursos e narrativas da mídia e o posicionamento de jornais e jornalistas sobre o atual contexto que o país passa. Um dos principais pontos abordados foi o fato da UFSM Frederico Westphalen ser um campus de extensão universitária, e o primeiro campus da Universidade ocupado fora da sede em Santa Maria. Ainda foi discutido o movimento estudantil da Colômbia em resistência a reformas para a educação proposta pelo governo em 2010.
Há noite as/os alunos/as, professores/as e membros da comunidade frederiquense participaram do exibição e debate do filme Domínio Público, que retrata as revoltas populares contra as UPPs nas favelas, as remoções forçadas e as privatizações de espaços públicos. Após aconteceu um debate sobre a relação das lutas trazidas no filme com o contexto atual, em especial foi abordado a repressão policial.

2

Ocupacao Comunicação UFSM – FW

#ocupaufsmfw

Você precisa estar logado para postar um comentário Login