Estudantes de São Miguel do Oeste-SC organizam-se para mobilização amanhã, terça-feira

Estudantes de São Miguel do Oeste-SC organizam-se para mobilização amanhã, terça-feira

Por Claudia Weinman, para Desacato. info. 

Estudantes do Instituto Federal (IFSC), campus de São Miguel do Oeste, em unidade com os servidores, movimentos sociais, sindicatos, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR), escolas e outras organizações, vão realizar amanhã, terça-feira, dia 25 de outubro, uma mobilização em São Miguel do Oeste. Pautas como a PEC 241, que prevê o congelamento dos investimentos em Saúde e Educação por exemplo, a Medida Provisória (MP) 746/2016, que trata da Reforma do Ensino Médio, e as perdas de direitos de modo geral, serão bandeiras levadas para às ruas amanhã.

Conforme a Vice-presidente do Grêmio Estudantil do IFSC, Janice Ferreira, o ato tem   ligação com um movimento de resistência que surgiu dentro do próprio IFSC, antes mesmo da votação de projetos como a PEC 241, e outros. Segundo ela, os estudantes vêm sofrendo com o corte de investimentos, um deles, referente ao Programa de atendimento ao estudante em vulnerabilidade social (PAEVS).

Janice destaca que depois de algumas reuniões realizadas em outras unidades do IFSC, o movimento de resistência foi sendo expandido. Ela detalhou ainda que em São Miguel do Oeste, o entendimento dos estudantes em aderir a este movimento ganhou maior força, após alguns diálogos realizados com os/as Educadores/as do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). “A partir disso tivemos mais clareza sobre o que a PEC 241 representa para nós estudantes, e o que a perda de direitos vai trazer como consequências para a nossa sociedade. Entendemos que existe a profunda necessidade de nos mobilizarmos para garantir esses direitos, afinal de contas, é o nosso presente e futuro que está sendo prejudicado”, explicou.  

 Mobilização

14826264_1266137450116436_1642273844_n
Reunião de organização da mobilização.

Para a mobilização de amanhã, que deve iniciar às 13h, com saída marcada em frente ao Fórum de São Miguel do Oeste, Janice explica que estão sendo convidados/as estudantes e educadores/as das escolas de São Miguel do Oeste. Na região com um todo, já aconteceram atos de ruas, com entrega de materiais explicativos para a comunidade. Em localidades, como São Lourenço do Oeste, uma escola foi ocupada. Estudantes do IFSC não descartam a possibilidade de ocupação.

Ainda, conforme Janice, o ato de amanhã deve encerrar na Praça central de São Miguel do Oeste. Está sendo organizado um momento cultural, com apresentação de poesias, músicas, e falas explicativas sobre o ato. A comunidade está convidada para participar. Janice também explica que os servidores do Sinasefe estarão participando em unidade com a mobilização, considerando a jornada de lutas que acontece nesta semana em Brasília, onde o Sinasefe, estará fazendo resistência a PEC 241 e a retirada de direitos.

Importante lembrar ainda, que neste dia 25 de outubro, a PEC 241, aprovada em primeiro turno, segue para nova votação, para depois ser encaminhada ao Senado. Por isso também, a terça-feira será mais um dia de resistência.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login