Espanha tem segundo dia sem mortes por Covid-19

Imagem: Fernando Zhiminaicela

A Espanha registrou o segundo dia consecutivo sem óbitos por coronavírus, o que anima as autoridades de saúde. Havia expectativa em relação aos números divulgados ontem, sem casos de mortes em 24 horas, que poderiam acrescentar óbitos por conta dos boletins do período processados após o anúncio.

Contudo, houve um repunte de contágios, com 137 notificações nas últimas 24 horas frente a 71 contabilizados na segunda-feira. Com o último boletim, divulgado nesta terça-feira (02/06), o país soma 239.932 pessoas contagiadas e 27.127 mortes desde o início da pandemia, em março.

De acordo com os dados, foram realizadas 243 hospitalizações no país na última semana (123.974 no total) e 11 internações em Unidades de Terapia Intensivas (11.413 no total). O país volta aos poucos à normalidade com todo território na fase 2 do plano de desecalada, com comércios de até 400 metros quadrados abertos e bares e restaurantes funcionando para entrega e com mesas nas calaçadas, de acordo com as normas de segurança.

O país está em estado de alarme por conta da Covid-19 desde 16 de março, quando se impôs o confinamento total. Atualmente, há franjas horárias para passeios de crianças, idosos e para quem deseja realizar atividades esportivas. Há áreas onde já foi liberado o uso da praia, mas mantendo distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades de saúde.

O diretor do Centro de Coordenação e Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, destacou que “apesar do ponto de vista social os mortos são muito mais importantntes, agora mesmo o principal objetivo são os casos suspeitos de coronavírus que sejam identificados”. “Tanto a quantidade de provas que se façam quanto tempo que há entre identificar os sintomas e isolar os casos”, explicou, destacando que isso pode evitar novos brotos da doença.

Fonte: Taiza Britto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.