Equipe “Donas do Placar”, da Rádio Ponto UFSC, transmitirá Copa do Mundo de Futebol Feminino

Foto: Maria Eduarda Dalponte

A transmissão da Copa do Mundo de Futebol Feminino terá o protagonismo das mulheres na cobertura da Rádio Ponto UFSC. A partir desta sexta-feira, 7 de junho, as estudantes que integram o projeto de extensão “Donas do Placar” começam a transmissão dos jogos do mundial, disputado na França. A partir das 15h30 (horário de Brasília) a webemissora do Curso de Jornalismo da UFSC começará a transmissão do jogo de abertura do mundial, entre França e Coréia do Sul. O projeto está vinculado ao Núcleo de Radiojornalismo Esportivo e reúne mais de 25 alunas do curso.

É a primeira vez que a Rádio Ponto UFSC transmitirá jogos de futebol com uma equipe formada apenas por alunas. Desde março, a equipe vem realizando reuniões, oficinas de radiojornalismo esportivo, testes preparatórios e produzindo materiais para o evento. Apostando em um projeto multimídia, as estudantes produziram e divulgaram em diversas plataformas digitais drops com informações das 24 seleções que participam da disputa, além de dois podcasts com discussões sobre o contexto do futebol feminino no Brasil e o espaço destinado às mulheres no jornalismo esportivo nacional. Acompanhe AQUI.

A criação da equipe “Donas do Placar” integra um projeto amplo, que visa formar mulheres jornalistas para o segmento esportivo, um dos espaços nos quais a desigualdade de gênero é mais perceptível na profissão. Neste cenário, relatos de situações de abuso, intimidação, assédio e discriminação são comuns entre as mulheres que figuram como exceção no espaço. Em 2018, 52 profissionais que atuam em diferentes veículos do país iniciaram o movimento #DeixaElaTrabalhar, estimulando um debate sobre atitudes de colegas e torcedores que inibem a presença das mulheres neste segmento.

O projeto é coordenado pelas professoras Fernanda Nascimento e Leslie Sedrez Chaves. Além do jogo de abertura, a equipe fará a cobertura de outros seis jogos da fase de grupos e a expectativa é de que, no mínimo, em mais quatro partidas da fase final tenham alunas em todas as funções da cobertura.

Agenda de jogos da primeira fase

Sexta-feira (07/06) | França X Coreia | Início da transmissão às 15h30

Domingo (09/06) | Brasil X Jamaica | Cobertura com minuto a minuto da partida, pelo twitter @donasdoplacar

Terça-feira (11/06) | Chile X Suécia | Início da grande jornada às 12h30

Quinta-feira (13/06) | Austrália X Brasil | Início da transmissão às 12h30

Terça-feira (18/06) | Itália X Brasil | Início da transmissão às 15h30

Quinta-feira (20/06) | Suécia X EUA | Início da transmissão às 15h30

Donas do Placar nas redes sociais:

Twitter: @donasdoplacar

Instagram: @donasdoplacar

Facebook: fb.me/donasdoplacar  e fb.me/radiopontoufsc

Rádio Ponto UFSC: radioponto.sites.ufsc.br/sitenovo/

Spotify: Donas do placar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.