Entidades promovem programação especial para o Dia da Consciência Negra

Por Rosangela Bion de Assis.

Esse ano Sinergia, Sindprevs/SC, Sindicato dos Bancários, Sintrafesc, CUT/SC, CSP/Conlutas e Necat/UFSC desdobraram o Dia da Consciência Negra numa programação de três dias, que começou com o debate sobre Gênero e Raça, na UFSC, dia 18 de novembro, no qual foram palestrantes Marcelo Tragtenberg e Guilhermina Salasario. No dia 19, a partir das 14 horas, as entidades realizaram panfletagem no centro de Florianópolis, desde a frente da catedral metropolitana até o final da calçadão da Felipe Schmidt.

O grupo Mittos, com jovens do morro do Mocotó, deu vida, sons e cores a panfletagem, realizando quatro apresentações ao longo do trajeto. Sindicalistas e artistas ouviram e sentiram a hostilidade de parte da população. Indiferentes a beleza das bailarinas e incomodados pelo ritmo da percussão, em frente a uma telefônica, os empregados ameaçaram chamar a polícia. Os sindicalistas fizeram questão de chamá-la e foram os próprios policiais que reafirmaram que as atividades poderiam prosseguir.

Hoje, dia 20 de novembro, marcando a data da morte do líder do Quilombo dos Palmares, a programação referente ao Dia da Consciência Negra termina com um Ato Cultural na Esquina Democrática de Florianópolis, com mais dança, música e teatro até as 15 horas. E muito ainda terá que ser feito até a superação de todos os efeitos do racismo em nosso país.

Fotos: Rosangela Bion de Assis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.