Encontro: Fórum Sul de Reforma Urbana

Nós da CMAS-FC / Câmara de Meio Ambiente e Saneamento do Fórum da Cidade, ONG de voluntários da Luta Pela Reforma Urbana em Florianópolis, estamos enviando esta mensagem pedindo sua atenção ao papel político dos Encontros Regionais e Estaduais que estão sendo organizados pelo FNRU Fórum Nacional da Reforma Urbana. Ele tem como tema central a articulação e organização dos atores das lutas das Politicas Públicas da Reforma Urbana, que entre elas destacamos as Lutas pela Moradia, Regularização Fundiária, Urbanização e Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo, Gestão e Controle Social, Conselhos de Direitos… todos pertinentes aos interesses das classes trabalhadoras e das maiorias de nossas cidades.

Este final de semana, irá acontecer aqui em Florianópolis o ENCONTRO CATARINENSE DO FNRU/Sul, que reúne representantes do Rs, SC e PR. Um dos temas a serem abordados será a preparação das Etapas Nacionais/Estaduais e Municipais dos Encontros Setoriais de Políticas Públicas da Reforma Urbana entre eles o 5 Encontro Nacional das Cidades a se realizar em novembro de 2013.  Neste contexto também teremos informações das articulações, encontros, plataformas e plano de lutas dos Movimentos e Entidades Nacionais que compõem o coletivo/direção nacional do FNRU e suas estratégias e táticas frente as politicas do Governo DILMA, entre elas o PAC.

Contaremos com a participação dos Representantes Estaduais do FNRU/Sul e Nacional, que coordenarão o encontro. Da nossa parte, do coletivo da CMAS-FC com atuação em Florianópolis, apesar de não integrarmos a Coordenação Regional, estamos nos empenhando no processo de ajuda na estrutura local, divulgação e convite aos atores estaduais e da região de Florianópolis, que atuam nas demandas da Reforma Urbana, atores Sindicais, Populares, Representações de Classes e ONGs com os quais temos acesso.
Neste sentido estamos convidando sua entidade/movimento com atuação na Luta da Reforma Urbana Estadual e em regiões aqui do estado (Entidades das Classes Trabalhadoras, Sindicatos de Urbanitários, Conselheiros Populares dos Conselhos do GERCO, Municipais da Cidade,  de Meio Ambiente, Moradia e de Saneamento, Federações Municipais de Associações de Moradores, Movimentos de Moradia, da Mobilidade Urbana, Gestores Populares dos Planos Diretores, e Cooperativas Populares…) para que venham participar deste encontro. Em especial solicitamos todo o empenho da Direção Estadual da FAMESC e da Coordenação dos Movimentos Populares CMP, que realizou em Abril a Marcha dos Catarinenses, para a vinda das representações dos principais municípios e regiões, bem como os representantes populares nos conselhos de direitos das politicas urbanas estaduais.

Aos representantes que estejam vindo do interior do estado e que precisem de alojamento favor comunicar por telefone ou e-mail com antecedência para possamos providenciar alojamento de sexta para sábado, ou de sábado para domingo. Pedimos retorno também dos companheiros de Florianópolis ou de entidades que se dispõem a fornecer alojamento.

ENCONTRO CATARINENSE DO FNRU/Sul
Dia: 5 de maio de 2012
Horário: das 9h as 18hs
Local: SINJUSC
          Av.  Mauro Ramos, 448 – Centro – Florianópolis / SC
Contato Florianópolis: Ci Ribeiro 048 – 9111.9636 (vivo) 9942.1196 (tim)
                                   Cid Neto           9998.5968 (tim)
                                   Lino Peres         9972.3206 (tim)
Coordenação: FNRU/Sul
Contatos: LUCIMAR…………[email protected]gmail.com
      BETO AGUIAR…[email protected]yahoo.com.br
      ALAN………………..[email protected]
      GÃO………………….[email protected]
      KARLA……………[email protected]cdes.org.br
Segue abaixo a proposta de pauta apresentada pela Coordenação do FNRU/Sul
1- Apresentação do FNRU e síntese do último encontro com propósito de orientar os próximos.

2 – Relatos dos Estados.
Coordenação: elaborar perguntas orientadoras para obter um produto com mais capacidade de síntese.
Existe articulação entre os setores que nacionalmente compõe o FNRU? Sindicatos afins, ONG’s e Movimentos? se sim? se não quando isto é realizado?
Como está a intervenção institucional destes segmentos em conselhos?
– Conselho da Cidade
– Lutas pela Regularização Fundiária,
– Produção social da moradia,
– Relação com o Governo do Estado,
– Luta contra os despejos forçados,
– Debate da copa e grandes obras?
– Temas específicos de luta, de categoria, de movimento. Pautas em comum?
– De que forma o conjunto dos segmentos se articulam para enfrentar este debate?

3- Como vemos que se dará a organização Sul do FNRU, sistemática de reuniões, encontros, composição (quem participa), qual representação, teremos coordenação executiva. Qual sera a referencia politica do Fórum, para que tenhamos centralidade e articulação.

4 – E apresentação do calendário de luta dos segmentos, debate e encaminhamentos.
Atenciosamente,
Arq e urb Loureci Ribeiro 9111.9636  9942.1196

p/Camara de Meio Ambiente e Saneamento do FORUM DA CIDADE – CMAS/FC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.