Empregadas domésticas lançam associação

Publicado em: 27/04/2011 às 22:26
Empregadas domésticas lançam associação

Por Magali Moser.

A Associação das Empregadas Domésticas e Diaristas de Blumenau e Região convida todas as profissionais do setor para reunião nesta quarta-feira, 27, às 17h30min, na sede da Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau (Sintraseb). O objetivo é lançar oficialmente a entidade que busca lutar por direitos e formalizar o trabalho das domésticas.

A coordenadora da associação, Justina Inês Ogliari, lembra que a informalidade e vínculos pessoais entre patrões e empregados dificultam as negociações salariais e a garantia de direitos básicos.

_ As domésticas têm os direitos trabalhistas desrespeitados. Num lar, as responsabilidades são inúmeras. Fazemos de tudo. Lavamos, passamos, cozinhamos e muitas vezes até criamos os filhos dos patrões. Mas a falta de valorização ainda é um obstáculo – explica Justina.

Ela lembra que a empregada doméstica, como estabelece a Constituição Federal de 1988, não tem direito à jornada de trabalho estabelecida em lei, hora extra, adicional noturno, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) obrigatório, seguro-desemprego e benefício por acidente de trabalho.

Por enquanto, a entidade reúne cerca de 30 mulheres. Futuramente, a intenção é transformar a entidade em sindicato, a fim de assegurar a representação e busca de conquistas para a categoria.

 

Mais informações:

Coordenadora da Associação das Empregadas Domésticas e Diaristas de Blumenau e Região: Justina Ogliari – 8853 1827


www.jornalistamagalimoser.wordpress.com

 

6 Comentários para "Empregadas domésticas lançam associação"

  1. lurdes rodrigues   29/03/2013 at 22:37

    ola desacato descobri que em 2011, vcs fizeram uma entrevista com Justina ogliari da associação dos empregados domésticos de Blumenau só esse ano conseguimos nosso estatuto, com chave de ouro, nossos direitos estão sendo ainda que atrasados reconhecidos, nossa associação tem nome DOMEBLU.

    Responder
    • TFG   30/03/2013 at 09:36

      Olá Lurdes. Parabenizamos todas vocês. É uma grande alegria para nós que seus direitos sejam reconhecidos, omo os de todo Trabalhador.
      Avante DOMEBLU!!!!

      Responder
  2. Agda Correia Silva   20/08/2011 at 14:06

    Estamos interessadas em Fundar uma Associação de Empregadas Domésticas no Municipio de Lauro de Freitas/BA
    Por gentileza, vcs poderiam colaborar com nossa equipe
    mandando algumas dicas do que é necessário.

    Agradeçemos a atenção.

    Agda Silva
    71 3363-2031

    Responder
    • Raul Fitipaldi   20/08/2011 at 15:49

      Prezada Agda, Desacato acaba de encaminhar sua solicitação à colega Magali Mosser, autora do artigo em questão.
      Esperamos tenha rápida resposta à sua necessidade.

      Raul Fitipaldi

      Responder
  3. SAIONARA   15/06/2011 at 13:32

    Sou Filha da Justina, coordenadora da associação. Um exemplo de mulher, uma mulher guerreira que lutou pelos seus direitos. Onde muitas pessoas a desmotivaram dizendo -que nunca iria conseguir. Mas ela sempre em frente, atras de seguidoras. Esta aí mãe, parabens!! E parabens para todas as outras empregadas domesticas que lutaram pelos seus direitos!!
    Mais uma prova onde aunião faz a força!!

    Responder
    • Raul Fitipaldi   15/06/2011 at 13:37

      Saionara, entendo tua alegria, pois eu, incidentalmente Diretor do Portal Desacato, soi filho de uma empregada doméstica. Partilho tua imensa alegria e a reconheço como própria. Abraços, raul

      Responder

Deixe uma resposta