Em vitória do governo, Carla Zambelli assume Comissão de Meio Ambiente

A deputada Carla Zambelli (PSL) foi eleita nesta sexta-feira (12) presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Candidata única, Zambelli teve dez votos a favor e seis em branco.

Carla Zambelli
Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Ao assumir o cargo, a deputada afirmou que pretende dialogar com diversos setores, mas ressaltou que o seu trabalho será feito “em consonância” com a Comissão de Agricultura, presidida por Aline Sleutjes, também do PSL.

A lista de projetos de lei de autoria da deputada federal Carla Zambelli é voltada para o que ela chama de combate à corrupção. Em relação ao meio ambiente, o mais próximo que ela chegou do tema foi na coautoria de um projeto que aumenta a pena para tráfico de animais.

“Essa agenda do meio ambiente, que durante tantos anos não esteve em nossas discussões, e em 2019 foi uma das principais pautas, a gente pretende colocar isso em voga aqui. E trabalhando em consonância com a comissão de Agricultura, que é tão importante”, discursou Zambelli.

Em 2019, ela disse que “nunca a Amazônia queimou tão pouco”, durante um dos momentos mais graves de uma crise ambiental na floresta.

A deputada defendeu o Brasil como um dos mais avançados em legislação ambiental e disse que o país é responsável “por menos de 3% das emissões [no mundo]” de gás carbônico.

Ela também citou a experiência brasileira com biocombustíveis e ressaltou a necessidade de investimento da agenda ambiental urbana. Em seguida, elogiou o programa de redução de lixões do governo federal.

Por fim, Zambelli enfatizou que pretende “fortalecer as ações de combate e controle ao desmatamento ilegal”. Além disso, indicou que dará espaço ao debate da regularização fundiária na Amazônia.

Vista aérea de queimada na Amazônia, vista à partir da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia
Vista aérea de queimada na Amazônia, vista à partir da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia. Foto: André Cran/FOLHAPRESS

Apoio ao ministro Ricardo Salles

De acordo com uma publicação do portal De Olho nos Rurais, Carla Zambelli foi uma das que defenderam a manutenção de Salles no ministério, quando ameaçado de queda.

Sobre o aumento dos incêndios na Amazônia, a deputada acusa ONGs e comunidades tradicionais pelos problemas ambientais na região.

Em sua lógica, tais grupos articulam-se para “criminalizar um governo que é novo, e de direita”. Importante também recordar que ela votou a favor da MP da Grilagem, projeto que criticado por ambientalistas.

Leia mais:

As dificuldades do setor cultural de Florianópolis durante a pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.