Em Florianópolis: Práticas e perspectivas contra o golpe

Por Janaína Machado, para Desacato.info

 

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 14, no auditório do CFH da Universidade Federal de Santa Catarina, mais uma organização democrática com roda de conversa e debate aberto voltado para a discussão de práticas e perspectivas contra o golpe do governo interino de Michel Temer.

A reunião foi organizada por diversas frentes sociais como Ponta do Coral 100% pública, OcupaMinc SC, Fórum Floripa 21, Frente Povo sem Medo, Frente Brasil Popular, Brigadas Populares, Coletivo CONTRATAQUE, entre outros, bem como advogados e importantes figuras da política de Santa Catarina que compareceram para expor ideias de como mobilizar a movimentação popular.

Ficou claro  na reunião que  é imprescindível maior articulação entre todos os movimentos e coletivos, visto que a fragmentação da esquerda pode vir a dificultar, neste momento político em particular, a tomada de ações frente a proposta de desfazer as tramas deste golpe e destituir seus autores. A companheira Elaine Sallas, uma das organizadoras do Ocupa Minc SC, apresentou o exemplo das ocupações dos ministérios da Cultura que se iniciaram em Curitiba e que, em pouco tempo tomaram grandes proporções, com ocupações em mais de 20 estados, demonstrando que existem inúmeras formas de movimentar em grande escala as pessoas que são contra o governo ilegítimo de Michel Temer: é preciso, portanto, ter iniciativa e foco.

Em Florianópolis houve uma demora na apresentação de atos contra o golpe, o que evidenciou ainda mais o dever do povo de tomar as ruas e não nos calarmos, mas sobretudo, a necessidade de união entre as frentes sociais, trabalhistas, universitárias, coletivos e movimentos democráticos. Assim, a luta por nenhum direito a menos e contra o governo golpista poderá ser intensa, direcionada e forte.

Continuamos na luta!
Fora Temer!

Fotos: Janaína Machado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.