Em carta, presidente da China felicita Fernández por vitória nas eleições da Argentina

Mensagem foi entregue pelo embaixador da China na Argentina, Zou Xiaoli, a Felipe Solá, porta-voz das Relações Exteriores do presidente eleito da Argentina.

Foto: Reprodução da internet

O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta quarta-feira (30/10) uma carta a Alberto Fernández, presidente eleito na Argentina, felicitando a vitória do peronista nas eleições presidenciais realizadas no último domingo (27/10).

A carta foi entregue pelo embaixador da China na Argentina, Zou Xiaoli, a Felipe Solá, porta-voz das Relações Exteriores de Fernández. No encontro, de acordo com o portal Infobae, Xiaoli ressaltou o compromisso de uma relação estratégica entre os países.

Além da carta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, enviou também elogios ao presidente eleito, e ficou encarregado de organizar uma viagem de Jorge Taiana, funcionário da equipe de política externa de Fernández, a Xangai.

Felicitações

Entre domingo, dia das eleições presidenciais da Argentina, e segunda-feira, Fernández recebeu os cumprimentos de diversos líderes mundiais pela vitória sob o atual mandatário, Mauricio Macri. O único que disse que não iria parabenizar Fernández foi o brasileiro Jair Bolsonaro, que, na verdade, chegou a lamentar a eleição.

O premiê britânico Boris Johnson parabenizou Fernández. “Parabéns a Alberto Fernández pela vitória na eleição presidencial da Argentina. Esperamos trabalhar juntos com seu novo governo, para continuar a fortalecer a relação Reino Unido-Argentina”, tuitou. Vale lembrar que Reino Unido e Argentina já travaram uma guerra pelas ilhas Malvinas na década de 1980.

Por sua vez, o boliviano Evo Morales falou em “triunfo da Pátria Grande”. “Felicitações e um abraço revolucionário a nossos irmãos Alberto Fernández e Cristina, eleitos como presidente e vice-presidente da Argentina, com o voto do povo em uma festa democrática que revive a esperança por melhores dias no país. A Pátria Grande saúda seu triunfo”, disse, pelo Twitter.

O governo do México, do presidente Andrés Manuel López Obrador, mostrou disposição para renovar os “laços de amizade”. “O governo do México felicita Alberto Fernández por seu triunfo nas eleições presidenciais da Argentina e reitera sua plena disposição para renovar os laços de amizade e cooperação que historicamente nos unem”, afirmou o Palácio Nacional do México.

Para que a memória coletiva prevaleça!

“Quarenta.” Apoie essa ideia!

https://www.catarse.me/quarenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.