Segundo turno é o resultado em Costa Rica e El Salvador

Publicado em: 02/02/2014 às 10:54
Segundo turno é o resultado em Costa Rica e El Salvador

PORTADA-ELECCIONES-600x388 2

Redação

Johnny Araya e Luis Guillermo Solís, disputarão o Segundo Turno em Costa Rica, já Salvador Sánchez Cerén e Norman Quijano, farão o mesmo em El Salvador, daqui a 30 dias.

23:40 de Brasília

Com um 50% dos votos ainda não é possível definir uma tendência que garanta o Segundo Turno ou uma vitória de Salvador Sánchez Cerén, del FMNL, no primeiro. A margem que definiria essa tendência é mínima. Sánchez tem um 49,16% dos votos, e Normam Quijano, da Arena, 38,84%.

—————————————–

22:55 de Brasília

EL SALVADOR

Com um 22% dos votos, Sánchez Cerén, da Frente Farabundo Martí, obtém 49,20% dos votos. O conservador Norman Quijano obtém 39,28 % dos votos.

————————————

22:10 de Brasília

COSTA RICA

Acabam de fechar os centros de votação.

—————————————-

21:57 de Brasília

COSTA RICA

O nível de abstenção parece grande, embora, em horas da tarde o fluxo tem crescido algo. O processo de votação continua a ritmo lento.

————————————-

———————————————————–

21:46 de Brasília

EL SALVADOR

Já estão fechando as urnas. O sistema é confuso e lento se comparado com outros países como Venezuela e Brasil. No entanto, ainda com mesas abertas já se conhecem as primeiras tendências.

Em dados preliminares, muito iniciais, o FMNL apresenta uma vantagem, com um 54% dos votos. Porém, são dados muito iniciais.

———————————-

20:50 de Brasília

COSTA RICA/EL SALVADOR

Clima de tranquilidade quando falta pouco mais de 1 hora para fechar a eleição nestas repúblicas irmãs da Nossa América.

—————————————————–

19:45 de Brasília

EL SALVADOR

Tribunal Supremo Eleitoral anuncia em pronunciamento por rede de TV e Rádio que a participação de votantes já teria superado o 50% do padrão eleitoral.

Também solicitou a empresas de pesquisa não divulgarem resultados de boca de urna antes de fechar processo eleitoral.

Por outro lado o TSE ordenou suspender os spots de TV do Governo e também do Movimento 300.

COSTA RICA

Equipe jornalística da AFP sofre assalto enquanto votava o candidato da Frente Ampla José Maria Villalta. Segundo a jornalista Magaly Madrigal, além de assaltada foi maltratada pelos ladrões que a fecharam num banheiro aproveitando a distração da vigilância que cuidava da votação do candidato da Frente.

————————————————————————-

17:05 de Brasília

COSTA RICA

Começa a demorar o processo eleitoral tico.  Há demoras na recepção das cédulas que habilitam a votar. Entretanto, o candidato da Frente Ampla, José María Villalta confirma que foi a polícia quem lhe avisou das ameças de morte. Ele e o candidato demo-cristão Luis Solís denunciaram que tiveram seus telefones celulares desligados por falsos informes de roubo.

EL SALVADOR

Simpatizantes da ARENA, partido conservador liderado pelo filho do conspirador falecido Roberto D’Aubuisson  sofreram um acidente de carro. Numa das penitenciárias se registro uma briga de bandos com feridos. De resto, a eleição continua em ordem e sem grandes problemas.

————————————————————————————–

15:35 de Brasília

EL SALVADOR Observadores da América Latina brindarão uma coletiva de imprensa com uma primeira avaliação do processo eleitoral salvadorenho. Uma primeira opinião de observadores das Nações Unidas parabenizou a mudança no sistema eleitoral salvadorenho que aproximou geograficamente os centros de votação ao lar dos votantes. 5 mil observadores nacionais e internacionais trabalham na eleição salvadorenha.

Se estima um 35% de votação antes de cumprir-se as primeiras 4 h de votação.

Um dado importante é que El Salvador concede direitos iguais a todos os habitantes da América Central que desejem tornar-se salvadorenhos. Dessa forma, apesar de ter pouco mais de 6 milhões de habitantes, o número de habilitados a votar se aproxima de 5 milhões.

14:35 de Brasília

EL SALVADOR

Às 18 h de El Salvador, 22 h de Brasília, o Supremo Tribunal Eleitoral de El Salvador iniciará a contagem de votos. A expectativa é que à meia-noite de Brasília se possa ter um resultado que determine se haverá segundo turno.

COSTA RICA

O candidato oficialista Johnny Araya, católico liberal, declarou sua confiança em obter o 40% dos votos e dirimir o pleito no primeiro turno. As pesquisas indicam um segundo turno.

———————————————————————————-

Seja qual for o partido vencedor, não terá maioria legislativa, de modo que terá que negociar seus projetos do Executivo com outras forças.

13:50 de Brasília

EL SALVADOR

Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú, junto com os ex-presidentes, Martín Torrijos do Panamá e Fernando Lugo do Paraguai estão em El Salvador observando o processo eleitoral.

COSTA RICA

Os principais candidatos se aproximam a exercer o voto. Também nesta hora, os presidiários de diversos centros penitenciários costarriquenhos exercem seu direito ao voto.

——————————————————————————

13:30 de Brasília

EL SALVADOR – A eleição continua sem problemas graves. Os votantes utilizam três papeletas num mesmo envelope. Os centros de votação estão todos funcionando.

As  pesquisas de boca de urna estão proibidas nos locais de votação.

El Salvador tem 4 horas de diferença com Brasília.

COSTA RICA Agentes do Organismo de Investigação  Judicial (OIJ) protegem o candidato do partido Frente Ampla,  José María Villalta, desde sexta-feira depois de conhecer supostas ameaças de morte em contra dele.

—————————————————-

13:02 de Brasília

EL SALVADOR – Salvador Sánchez Cerén, é candidato pela Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN), que foi criado em 1980. Naquele ano, cinco organizações guerrilheiras se reuniram nessa sigla e obtiveram o reconhecimento dos seus direitos políticos. Mas, só em 2009 venceram sua primeira eleição, na que foi escolhido Maurício Funes para presidir o país, tendo ao atual candidato, Salvador Sánchez Cerén, como vice-presidente.

—————————————————————-

12:44 de Brasília Costa Rica tem uma população de quase 5 milhões de habitantes. El Salvador apenas supera os 6 milhões. Ambos países se libertaram do Império da Espanha em 15 de setembro de 1821. Três anos depois se fundou a República Federal de Centro-américa, com o ideário de Simón Bolívar e Francisco Morazán. Depois, esta República que reunia os países da América Central foi desmembrada pelos interesses imperiais norte-americanos e europeus. ——————————————–

12:05 de Brasília

As eleições em Costa Rica acontecem num marco de decepção pelos resultados do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos e sua onda de privatizações.

Em El Salvador o governo enfrentará a avaliação eleitoral do seu comportamento frente à enorme onda de violência profissionalizada pelas famosas “maras” vinculadas a diferentes tipos de delinquência e narcotráfico.

———————————-

Como é hábito no Portal Desacato.info estaremos acompanhando durante o dia todo as eleições nacionais das repúblicas irmãs de Costa Rica e El Salvador, que como toda república da América Central, alguma vez, foram um único país.

Acompanhemos com informes constantes do mais importante desde momento de decisão de ticos e salvadorenhos, filhos legítimos de Francisco Morazán.

Ilustração tomada de: www.iljournal.it

Deixe uma resposta