Edital voltado aos impactos da Copa encerra inscrições dia 7 de fevereiro

Publicado em: 29/01/2014 às 12:24
Edital voltado aos impactos da Copa encerra inscrições dia 7 de fevereiro

edital-copaOs interessados em receber recursos para atuar em defesa dos direitos de comunidades e grupos impactados pela realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no País têm até o dia 7 de fevereiro para remeter projeto ao Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Por meio do edital “Megaeventos esportivos e direitos humanos”, a fundação vai doar até 30 mil reais para cada proposta selecionada. A chamada busca projetos que promovam os direitos humanos e combatam os impactos negativos resultantes da preparação e da organização desses megaeventos.

Realizado em parceria com a Fundação Ford, o edital pretende incentivar a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para o público alvo já mencionado.

As orientações para remeter um projeto estão disponíveis em: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special 

Projetos anteriores apoiados

Desde 2011, o Fundo Brasil já apoiou 16 projetos nesta linha, sendo um proposto pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, que reúne grupos que atuam em todas as cidades sede do megaevento. A maior parte dessas iniciativas foi selecionada por meio do edital “Direitos humanos e desenvolvimento urbano”, realizado em 2012, também em parceria com a Fundação Ford. Para conferir todas as selecionadas, clique aqui.

Chamada anual

O Fundo Brasil também recebe inscrições para o Edital Anual 2014 – Combate à violência institucional e à discriminação. Em ambos os casos, os projetos devem ser remetidos apenas pelos Correios. Para conhecer os contemplados em chamadas anteriores e as informações completas sobre como enviar uma proposta, acesse:                                                                                                                                        http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals

SERVIÇO

Edital Megaeventos esportivos e direitos humanos
Realização: Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford
Inscrições:  até 7 de fevereiro de 2014 (somente por Correios)
Foco: Grupos e comunidades que estejam sofrendo violações de direitos humanos em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil, que atuem nas cidades sede dos jogos (Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

Edital Anual 2014 – Combate à violência institucional e à discriminação
Realização:
 Fundo Brasil de Direitos Humanos
Inscrições:  até 21 de fevereiro de 2014 (somente por Correios)
Foco: Superexploração do trabalho, trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público, de gênero, de raça, de etnia, de orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; e o combate a intolerância religiosa.

Fonte: Fundo Direitos Humanos.

Deixe uma resposta