Dossiê digital vai ajudar jornalistas na cobertura de temas feministas

dossie1

O Instituto Patrícia Galvão lançou nesta quarta-feita, 05, uma plataforma multimídia on-line para auxiliar no trabalho de jornalistas que escrevem crimes cometidos contra mulheres, as mudanças na legislação e os serviços disponíveis na rede de enfrentamento às múltiplas dimensões da violência de gênero. A ferramenta traz ainda informações e análises sobre as causas e consequências da cultura de violência contra mais da metade da população. Iniciativa do Instituto Patrícia Galvão, o projeto é apoiado pelo Fundo Social Elas e o Instituto Avon.

O Dossiê foi elaborado a partir das demandas mais presentes no atendimento à imprensa realizado pelo Instituto Patrícia Galvão, e das principais preocupações da sociedade captadas em pesquisas de opinião. Em sua primeira versão, apresenta vasto material sobre seis diferentes formas de violação à integridade das mulheres e aos direitos humanos: violência doméstica e familiar; sexual; associada ao racismo ou motivada por discriminação à identidade de gênero e/ou orientação sexual da vítima; e feminicídio. Também são apresentadas análises de especialistas sobre como uma cultura social violenta e que hierarquiza homens e mulheres resulta num cotidiano de agressões a estas últimas em todas as classes sociais, territórios, credos e faixas etárias.

Como ferramenta digital, o Dossiê possibilita uma leitura linear ou interativa do conteúdo disponível em hipertexto organizado com critérios que visam facilitar a busca. Os profissionais de imprensa também podem pesquisar diretamente a informação de que precisam pelo nome da fonte, do estudo/pesquisa, ou ainda pelo tipo de violência que abordará em seu texto.

Atualização permanente

As informações serão atualizadas constantemente. E no futuro também serão acrescidos capítulos sobre outras dimensões da violência de gênero.

São apresentadas ainda algumas preocupações e cuidados considerados de fundamental importância para que as reportagens e matérias sobre a violência contra as mulheres, além de trazer o assunto ao debate público, possam também difundir orientações à sociedade sobre o acesso a serviços e direitos.

São apontadas também as responsabilidades do Estado pelo bom funcionamento de cada aspecto das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Na seção Pesquisas será possível consultar pesquisas de opinião, estatísticas, levantamentos, dados e fatos produzidos nos últimos dois anos por instituições e organismos reconhecidos, além de estudos de referência. A busca pode ser feita pelo nome do estudo, ano de publicação, âmbito (nacional, estadual ou municipal), instituição responsável pelo material ou tipo de violência. O material poderá ser baixado na íntegra, e também são disponibilizados gráficos com os principais destaques de cada levantamento para incorporação publicações na web.

O Dossiê traz contatos de mais de 100 especialistas, pesquisadores, operadores do Direito, profissionais das áreas de saúde e segurança, ativistas dos movimentos de mulheres e gestores públicos de todas as regiões do país. Na seção Fontes é possível buscar um entrevistado pelo nome, tipo de violência sobre o qual a pessoa fala, ordem alfabética crescente ou decrescente, por Estado ou por cidade.

URL da ferramenta: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossie/

Foto: Reprodução/Ponte

Fonte: Ponte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.