Dito Efeito Literário estimula a leitura de forma criativa e múltipla

Em cada episódio são levantadas informações biográficas, históricas e psicossociais, bem como são compartilhadas as impressões sensíveis sobre a leitura, por meio das quais o leitor é levado a diferentes universos.

Karin Vanelli (Foto: via email)
Biblioterapia! Você conhece? É o uso do livro e leitura como recursos de autocuidado. Este é um dos objetivos do projeto Dito Efeito Literário, canal de vídeos no YouTube e episódios de podcast idealizado pela bibliotecária Karin Vanelli e promovido pela Coordenadoria de Cultura da Pro Reitoria de Extensão Cultura e Comunidade da Udesc. Inspirada nesta quarentena, Karin começou a produzir uma série especial de vídeos ainda mais curtinhos com declamação de poesias, narração de histórias e reflexões, que contribuem para manutenção da saúde mental, tão desafiada em tempos de isolamento social físico e, mais que isso, estimula a criação de repertório sensível para lidar com mudanças e adversidades.

O projeto já contava com uma produção de vídeos semanais, abordando a leitura de um livro específico e, de acordo com Karin, que também é psicanalista, o serviço aprofunda aspectos psíquicos que a leitura alcança. “É senso comum que o hábito da leitura eleva o desempenho acadêmico, e ele vem sendo estudado como propulsor da criatividade, do desenvolvimento de habilidades afetivas, que se dá na catarse, na projeção e introjeção que a leitura proporciona”, afirma.
Em cada episódio são levantadas informações biográficas, históricas e psicossociais, bem como são compartilhadas as impressões sensíveis sobre a leitura, por meio das quais o leitor é levado a diferentes universos. Convidados agregam outros olhares sobre a mesma obra nos episódios de podcast, disponíveis na web pela Anchor, e em streamings como Spotify e nas principais redes de podcast, além de ser veiculado na Rádio Udesc 100.1 FM às segundas e terças-feiras, sempre às 20h e 23h respectivamente. “Deste modo, o estímulo à leitura se dá de uma forma criativa e múltipla, contribuindo para que as pessoas conectem-se com outros aspectos de suas vidas, além do assunto que está em alta ultimamente, que é a pandemia e todas as preocupações inerentes a ela”, conclui Karin. 
dito efeito Foto: via email
Acesse:
Dito Efeito Literário  – canal youtube, podcast e programa de rádio
Transmissão na Rádio Udesc FM 100.1 às Segundas 20h e Terças 23h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.