Diretório Livre de Direito da UFSM faz nota em repúdio a ato nazista na universidade

Publicado em: 06/09/2017 às 10:35

Símbolos que fazem apologia ao nazismo foram encontrados nas paredes da sala do Diretório Livre de Direito da UFSM, em Santa Maria-RS. Os estudantes do Diretório registraram ocorrência na Polícia Federal, que está investigando o caso, além de comunicar às coordenações dos cursos. Confira a nota divulgada pelos estudantes:

Na última quinta-feira (17 de agosto) pela manhã, alguns membros do DLD foram comunicados sobre um fato realmente preocupante: foram desenhados símbolos nazistas e em apologia ao nazismo nas paredes da sala do Diretório.

Se ouvir sobre apologia ao nazismo em outros lugares do mundo, em pleno ano de 2017, já é revoltante, ver essa atitude dentro de uma Universidade pública, em um curso de Direito, nas paredes da sala de um Diretório que nasceu em meio à luta e que teve sua história pautada pelo combate às opressões, é angustiante e desprezível.

Essa atitude desrespeita a história e a vida de todas as pessoas que sofreram e sofrem, diariamente, vítimas de racismo, xenofobia e LGBTfobia, já que o nazismo nos remete à toda propagação de ideias de EXTERMÍNIO do povo negro, indígena, comunidade LGBT e demais minorias afetadas diretamente pelo pensamento higienista e assassino destes grupos.

É por essa revolta que os membros do DLD, naquele mesmo dia, já comunicaram as Coordenações dos cursos de Direito a respeito dessa atitude preconceituosa, assim como registraram ocorrência na Polícia Federal, onde foram entregues fotos dos desenhos feitos nas paredes para investigação.

Escrevemos aqui para manifestar nosso total REPÚDIO ao ocorrido mas, também, para informar às/aos estudantes o que aconteceu e dizer que já estamos agindo conforme nossos limites e possibilidades.

Diretório Livre do Direito
Gestão Primavera.

Confira a nota na íntegra aqui.

Deixe uma resposta