Dica de filme: Ensino de filosofia, em defesa do pensamento crítico

Ensino de filosofia, em defesa do pensamento crítico
Brasil, 2020
Duração: 44 min
Idioma: Português
Direção: Diego Felipe Souza e Vladimir Santafé
Produção: Rudá Lemos, Beatriz e Marcia Paula
Roteiro: Diego Felipe Souza e Vladimir Santafé
Fotografia: Diego Felipe Souza e Rogério Brunelli
Edição: Diego Felipe Souza
Som direto: Bruno Espírito Santo e Mario Silva
Realização: Linhas de Fuga/ Bantu Comunicações

Já que estamos ainda no embalo do dia dos professores, porque não saborear um documentário fresco, recém saído do forno e que aborda um dos setores desta categoria mais atacados pelo “bolsonaristão”. Ensino de filosofia, em defesa do pensamento crítico foi lançado no último dia quinze pautando a luta dos professores de filosofia e sociologia do ensino médio. que depois de dez anos presentes nas escolas desenvolvendo o pensamento questionador e crítico de todas as verdades absolutas, são ameaçados por reformas retrógradas e ditas “conservadoras”, mas que na verdade são bem obscurantistas e que visam a mercantilização da educação e o controle sobre a população.

O pensamento neoliberal dominante nas gestões governamentais, além da defesa de preceitos morais conservadores e doutrinários defendidos pelo atual governo, impulsiona um olhar tecnicista que desfavorece de forma utilitarista e economicista o ensino de humanidades, fundamentando um projeto educacional focado exclusivamente no preparo para o mercado de trabalho. Após a Reforma do Ensino Médio, sancionada em 2017, o ensino de Filosofia e da Sociologia nas escolas públicas se vê amplamente ameaçado. Com a autonomia da elaboração do currículo pelo governos estaduais, já há relatos de reduções de tempo dessas disciplinas pelo país, em uma tentativa de cortar custos e desvalorizar essa matéria fundamental para formação de um estudante crítico.

Já havíamos falado deste filme aqui na Pressenza, desde setembro e avisamos: é fundamental. Os criadores do filme Diego Felipe Souza e Vladimir Santafé também são autores de O que resta de junho, sobre a reverberação dos protestos de dois mil e treze. O documentário se encontra disponível na íntegra na plataforma Bombozilla e de quebra você pode assistir o debate entre Diego Felipe e professores de filosofia no canal Linhas de Fuga.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.