Dia Nacional do Samba será celebrado com show aberto ao público em Florianópolis

2016-11-28 21:47
Dia Nacional do Samba será celebrado com show aberto ao público em Florianópolis

Um show aberto ao público vai marcar  O Dia Nacional do Samba, no dia 02 de dezembro (próxima sexta-feira).  As apresentações, com músicos de várias gerações e também a Velha Guarda da Escola de Samba Dascuia, vão acontecer na Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis, a partir das 19h e com encerramento previsto para às 22h. Será a 10ª edição do evento, que tem o objetivo de celebrar o samba e promover talentos locais. Durante as apresentações, também haverá divulgação de um abaixo-assinado em apoio à implementação da Lei Federal número 11.769/2008 para que seja instituído nas escolas o ensino de música.

A data, que anualmente é marcada com festa em várias cidades, surgiu por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele quis homenagear o sambista Ary Barroso, que havia composto o conhecido sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, que nunca havia visitado a Bahia. Quando o compositor foi a Salvador pela primeira vez, a data foi definida.

Em 2016 também é comemorado o Centenário do Samba – “Pelo Telefone” foi o primeiro samba gravado no Brasil. Composta numa roda de samba que acontecia no quintal da Tia Ciata, na famosa Praça Onze (RJ), a canção teve a autoria registrada por Donga e mais tarde foi incluído o nome do jornalista Mauro de Almeida. 

Apresentações e homenagem

As apresentações vão começar com a participação de talentos locais como a cantora Iara Germer, Nenem Maravilha e André Calibrina. A banda base, composta por oito músicos, estará sob a coordenação de Guilherme Partideiro e Sequinho do Cavaco. Na segunda parte, a apresentação da Velha Guarda da Dascuia.

Também vai acontecer uma homenagem a Beloni Farias, vice-presidente da Velha Guarda da escola de samba Protegidos da Princesa. O sambista, que tinha 63 anos, faleceu na madrugada do último sábado, no Rio de Janeiro. 

 

SERVIÇO

O QUE: Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba, aberto ao público

DATA: 02/12

HORÁRIO: Das 19h às 22h

LOCAL: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis

Deixe uma resposta