Dia Nacional do Samba será celebrado com show aberto ao público em Florianópolis

Dia Nacional do Samba será celebrado com show aberto ao público em Florianópolis

Um show aberto ao público vai marcar  O Dia Nacional do Samba, no dia 02 de dezembro (próxima sexta-feira).  As apresentações, com músicos de várias gerações e também a Velha Guarda da Escola de Samba Dascuia, vão acontecer na Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis, a partir das 19h e com encerramento previsto para às 22h. Será a 10ª edição do evento, que tem o objetivo de celebrar o samba e promover talentos locais. Durante as apresentações, também haverá divulgação de um abaixo-assinado em apoio à implementação da Lei Federal número 11.769/2008 para que seja instituído nas escolas o ensino de música.

A data, que anualmente é marcada com festa em várias cidades, surgiu por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele quis homenagear o sambista Ary Barroso, que havia composto o conhecido sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, que nunca havia visitado a Bahia. Quando o compositor foi a Salvador pela primeira vez, a data foi definida.

Em 2016 também é comemorado o Centenário do Samba – “Pelo Telefone” foi o primeiro samba gravado no Brasil. Composta numa roda de samba que acontecia no quintal da Tia Ciata, na famosa Praça Onze (RJ), a canção teve a autoria registrada por Donga e mais tarde foi incluído o nome do jornalista Mauro de Almeida. 

Apresentações e homenagem

As apresentações vão começar com a participação de talentos locais como a cantora Iara Germer, Nenem Maravilha e André Calibrina. A banda base, composta por oito músicos, estará sob a coordenação de Guilherme Partideiro e Sequinho do Cavaco. Na segunda parte, a apresentação da Velha Guarda da Dascuia.

Também vai acontecer uma homenagem a Beloni Farias, vice-presidente da Velha Guarda da escola de samba Protegidos da Princesa. O sambista, que tinha 63 anos, faleceu na madrugada do último sábado, no Rio de Janeiro. 

 

SERVIÇO

O QUE: Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba, aberto ao público

DATA: 02/12

HORÁRIO: Das 19h às 22h

LOCAL: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis

Você precisa estar logado para postar um comentário Login