Dez fatos sobre o comunismo/socialismo que você deveria saber antes de destilar ódio

Dez fatos sobre o comunismo/socialismo que você deveria saber antes de destilar ódio

Por Fernando Horta.

1) São coisas diferentes. No socialismo, por exemplo, o Estado deve ser forte para, através de regras claras, por a termo o controle burguês. No Comunismo o estado inexistirá em função da falta de necessidade dele para uma sociedade presumidamente sem classes. Marx nunca explicou as bases de tal “sociedade sem classes” mas o comunismo seria um estágio à frente do socialismo.

2) Nunca em toda a história do século XX algum país capitalista conseguiu superar as médias anuais de crescimento dos países socialistas. Tanto URSS entre os anos 20 e 30 e depois nos anos 60, quanto a China desde a década de 90 chegaram a atingir médias anuais de dois dígitos de crescimento por décadas.

3) O primeiro país a dar direitos trabalhistas e sociais igualitários às mulheres foi a URSS. Desde antes da segunda guerra mundial o aborto era legal dentro do mundo soviético e as mulheres ocupavam espaços de trabalho, academias e no exército igualitários com os homens.

4) Durante a década de 60 a vantagem científica da URSS para o mundo capitalista era tão grande que o governo estadunidense teve que investir pesado em agências de pesquisa para reverter o sentimento de superioridade do mundo comunista que o chamado “efeito sputnik” causou. Ainda hoje muitas tecnologias contemporâneas têm suas raízes nas pesquisas soviéticas como o celular, por exemplo.

5) A transição de uma sociedade feudal (medieval) para uma sociedade industrial levou no capitalismo cerca de 200 anos (entre os séculos XVI e XVIII) e no modelo socialista levou pouco menos de 20 anos (entre 1917 e a década de 30).

6) O Nazifascismo foi vencido pelos exércitos vermelhos que mantiveram a luta na Europa até o final arcando também com as maiores perdas populacionais.

7) A resistência ao nazi-fascismo foi feita nos países ocidentais majoritariamente pelos comunistas. Tanto na França quanto na Inglaterra os grupos de “partisans” eram formados a partir das organizações comunistas e estas representaram a única efetiva oposição ao fascismo que começou ainda na Guerra Civil Espanhola.

8) Os partidos políticos mais antigos ainda em atividade no Brasil são os partidos comunistas (PCB e PCdoB). O PCB é criado em 1922 e o PCdoB criado em 1958.

9) O melhor sistema de saúde e educação do mundo é Cuba, levando-se em referência um PIB per capita de mais ou menos 6 mil dólares de Cuba, se comparados a mais de 50 mil dólares dos EUA e 40 mil da Inglaterra.

10) O maior partido da oposição japonesa atualmente é o Partido Comunista que vem crescendo em função da crise da economia japonesa e dos custos sociais de um regime capitalista avançado, como o japonês (alto níveis de suicídios, falta de seguridade social especialmente para populações mais velhas, etc.)

Fernando Horta é professor, historiador, doutorando na UnB.

Fonte: SUL 21.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login