Desfile da Serpente tomará as ruas de Santiago de Cuba

Santiago de Cuba, 5 jul (Prensa Latina) O povo santiagueiro entrará em uma espécie de transe coletivo e se envolverá no passo de conga durante o tradicional Desfile da Serpente, que percorrerá hoje as ruas desta oriental cidade. Como em cada Festa do fogo, nativos e visitantes participarão -imersos na canícula destas latitudes- nessa procissão que uns chamam de profana e licenciosa -talvez alguma coruja tropical-, mas que aos olhos da maioria revela a sagrada sensualidade e a vocação ritual da alma caribenha.

Da Praça de Terça-feira até o Parque Gramas serpenteará uma massa compacta de gente plana que celebrará, ao compasso dos tambores, e desenhando vertiginosas coreografias, a riqueza espiritual da cuenca do Caribe e a irmandade entre seus homens e mulheres.

Pouco antes do Desfile da Serpente, as autoridades do governo municipal de Santiago de Cuba saudarão aos convidados estrangeiros deste 32 Festival do Caribe.

Na terceira jornada desta festividade se apresentará a declaração final do encontro Caribe pelos Cinco, um novo reclame de justiça para os antiterroristas cubanos Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e René González, condenados a prisão nos Estados Unidos.

No museu Tomás Romay se inaugurará uma mostra coletiva de artistas plásticos santiagueiros; em tanto os salões da Praça Antonio Maceo acolherá uma exibição fotográfica de criadores dominicanos.

Assim mesmo, continuarão as sessões do colóquio internacional Caribe que nos une a oficina de religiões populares e o encontro de poetas “Jesús cos cauce”.

ocs/jam/bj

Fonte: http://www.prensalatina.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.