Desemprego no Reino Unido bate recorde e é o maior desde 1992

Crise europeia também atinge Reino Unido, que ficou de fora do pacto de estabilização do continente. EFE

 O número de pessoas sem emprego no Reino Unido atingiu o nível mais alto desde 1992, quando o órgão britânico de estatística começou a registrar esses dados. Ao todo, 2,64 milhões de pessoas estão desempregadas no Reino Unido, apesar de o país ser um dos menos afetados pela crise econômica que atinge a Europa.

No terceiro trimestre, apesar do aumento nominal, a taxa de desemprego se manteve estável em 8,3% da população economicamente ativa. Por outro lado, mais de 3.000 pessoas solicitaram o benefício do auxílio desemprego no período, atingindo 1,6 milhão de segurados, segundo o ONS (Escritório Nacional de Estatísticas, na sigla em inglês).

A desaceleração da economia britânica influenciou negativamente o cenário para a demanda dos consumidores.

O quadro de recessão econômica afetou praticamente todos os estratos sociais no Reino Unido. Assim como ocorre em outros países em crise, como Grécia e Espanha, os jovens entre 16 e 24 anos são as maiores vítimas do desemprego, com uma taxa de 22%. São mais de 1 milhão de novos profissionais sem ocupação.

O número de mulheres desempregadas também subiu, assim com o de funcionários públicos, alvos prioritários de uma política de corte de gastos do governo colocada em prática pelo premiê David Cameron.

No início do mês, as autoridades britânicas reduziram a perspectiva de crescimento da economia em 2011 de modestos 1,7% para 0,9%. No ano que vem, a previsão é ainda pior: 0,7%.

Mesmo com as medidas de austeridade fiscal, o governo anunciou também um plano de crescimento para o país, que procura um investimento de 30 bilhões de libras oriundas de fundos de pensão em obras de infra-estrutura ao longo dos próximos dez anos. Também são visados um bilhão em subsídios de postos de trabalho para jovens e outros 40 bilhões em garantias de empréstimos concedidos a microempresários.

Fonte: Opera Mundi

————————–

Início

@desacatobrasil

Cooperativa pela Soberania Comunicacional Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.