Desculpe pelo transtorno abre o DOC-FAM neste sábado

 
O Bar do Seu Chico, na praia do Campeche, em Florianópolis, palco de uma história que representa a luta de décadas de movimentos sociais contra um plano diretor insustentável para a cidade, é tema do documentário Desculpe pelo transtorno: A História do Bar do Chico, de Todd Southgate, que faz no FAM sua estreia nacional, abrindo a Mostra DOC-FAM neste sábado, às 16h30, no Auditório Garapuvu.

O pequeno bar à beira-mar se tornou um marco na batalha de uma comunidade para proteger seus meios de subsistência, sua cultura e o bem-estar da Ilha. O filme retrata o conflito entre proteção ambiental e crescimento urbano através do olhar do pescador e proprietário, seu Chico Daniel, sua família e amigos.

O bar, que foi ponto de encontro de gerações e importante espaço de discussões sobre essas questões, acabou sendo demolido, gerando comoção, ao passo que muitos prédios avançam sobre a restinga, como acontece em outros pontos de Florianópolis.

Com depoimentos de artistas, políticos, lideranças locais, frequentadores e moradores e imagens dos anos 1990 e 2000 cedidas pelo Movimento Campeche Qualidade de Vida e Associação dos Moradores do Campeche (Amocam), o longa contempla parte da história desses movimentos e também mostra que a sociedade civil organizada está disposta a brigar para alterar o rumo da história.

Coproduzido pelo artista visual Ivan de Sá, o documentário contou com a colaboração voluntária de diversos amigos e simpatizantes do projeto que iniciou em 2009, ainda antes da demolição do Bar do Chico, em 2010. O filme foi produzido apenas com recursos próprios e pequenas doações de membros da comunidade do Campeche.

Todd Southgate, documentarista canadense radicado em Florianópolis, colabora com várias ONGs, como Greenpeace e Amazon Watch, além de projetos com James Cameron (diretor do Titanic) e a família Schurmann. Atualmente é diretor de fotografia de um programa no Nat Geo Wild nos EUA, e no Planeta Animal no Brasil chamado Os Grandes e Ferozes. Seu último documentário “Damocracy”, narrado por Leticia Sabatella, explorou a controvérsia sobre a barragem de Belo Monte e ganhou dois prêmios internacionais de cinema ambiental em 2014.

Site do filme: http://www.desculpepelotranstorno.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.