#DesacatoEsteveAí: Retrospectiva do 3º trimestre de 2017 no Portal Desacato

Publicado em: 14/01/2018 às 08:59
#DesacatoEsteveAí:  Retrospectiva do 3º trimestre de 2017 no Portal Desacato

Bom domingo para todas e todos! O Sol entre nuvens abriu esta jornada depois de muito sofrimento pelas grandes chuvas em Florianópolis e boa parte do estado de Santa Catarina, ao Sul do Brasil.

Iniciamos a tarefa lembrando o lançamento, em setembro, de uma série que vai estar presente durante todo 2018. A parceria entre Desacato e Conselho Indigenista Missionário – Região Sul, deu lugar a Vida em Resistência, produção dirigida e apresentada por Júlia Saggioratto.

Acompanhe mais um domingo de lembranças!

No dia 3 de julho, alguns deputados federais foram apupados na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. João Rodrigues e Celso Maldaner, ouviram gritos de parte do público numa Audiência Pública para debater verbas do DENIT para aquela região.

A Greve de fome dos estudantes hondurenhos, iniciada em junho, continuava em julho, com apoio de milhares de estudantes e professores. No entanto, o governo e a reitoria não demonstravam sensibilizar-se. A ditadura nacional encoberta de Juan Orlando Hernández tinha sua cópia na reitoria de Julieta Castellanos. Ronnie Huete Salgado, ao vivo, nos informava daqueles episódios de luta da juventude “catracha”.

Ainda no mês de julho, os trabalhadores da Comcap, filiados ao Sintrasem, travaram uma luta importante com o prefeito de Florianópolis e com a Câmara de Vereadores da cidade, que pretendia transformar a empresa numa autarquia.

Rosangela Bion de Assis entrevista o diretor da categoria no momento, Alexandre Santos. Lembre dessa luta!

Num mês de muita agitação como foi julho, Claudia Weinman encontrou um tempinho para entrevistar o “pai” do Armandinho, o cartunista morador de Florianópolis, Alendrande Beck. A entrevista foi, no entanto, em São Miguel do Oeste. É muito interessante assistir essa bela conversa.

Em julho também houve um ato de solidariedade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Florianópolis. Caroline Dall ‘Agnol esteve ao vivo para Desacato.info

No mês de agosto, Cris Tupan, iniciava em Desacato, um projeto de comunicação por ele produzido e apresentado que valorizou muito nosso Portal: “Questão Indígena”, dentro do projeto da Cooperativa Comunicacional Sul, Desacato Indígenas, que já tinha lançado “Vida Em Resistência” em parceria com o CIMI.

O programa de Cris Tupan teve e continua tendo muita aceitação.

A Marcha Internacional Mundos de Mulheres percorreu várias ruas de Florianópolis e entregou cultura, arte e militância ao dia 2 de agosto. Caroline Dall ‘Agnol esteve aí e falou com a professora Sônia Maluf.

A Marcha Internacional Mundos de Mulheres acontecida em Florianópolis motivou um belo vídeo, que foi apresentado ainda em agosto e foi visto por muita gente.

No decorrer de agosto, uma vereadora de São Miguel do Oeste protocolou na Câmara de Vereadores daquela cidade uma moção de repúdio contra os deputados catarinenses que apoiaram o golpe de estado capitaneado por Michel Temer.

Maria Tereza Capra falou com Claudia Weinman que estava aí.

No dia 18 de agosto houve em Florianópolis um fato muito significativo para a história da cidade e do estado. Acontecia o primeiro Encontro da Casa da América Latina do Estado de Santa Catarina.

Terminando as produções de agosto, Desacato apresentou mais um capítulo de Mulheres da Pátria Grande. Nesta oportunidade, a produção e a apresentação coube a nossa companheira em Argentina, Débora Mabaires. A protagonista do episódio, Hebe de Bonafini. Imperdível!

Desacato lembrou em setembro o deputado catarinense desaparecido pela ditadura militar, Paulo Stuart Wright. Raul Fitipaldi entrevistou dois membros do instituto que leva seu nome, Claudette Mittmann e Carlos Eduardo Souza.

Concluímos esta brevíssima resenha do que foi feito no segundo trimestre de 2017 com um pequeno resumo do Grito dos Excluídos em São Miguel do Oeste.

Agradecemos sua companhia e desejamos uma boa semana para todos e todas.

Obrigado pela companhia e até o próximo domingo com mais uma Retrospectiva das produções e coberturas do Portal Desacato. Até lá!

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.