#DesacatoEsteveAí – Retrospectiva do 2º trimestre de 2107

Publicado em: 07/01/2018 às 09:09
#DesacatoEsteveAí – Retrospectiva do 2º trimestre de 2107

Abrimos a edição do primeiro domingo de 2018 numa manhã cinza na Ilha de Santa Catarina. Hoje vamos visitar algumas coberturas e produções do Portal Desacato, acontecidas no segundo trimestre de 2017.

Lembre com a gente!

O fato mais relevante para a Cooperativa Comunicacional Sul e nosso Portal, no segundo trimestre de 2017, foi o lançamento do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Era um desejo que se tornava realidade com a apresentação e edição de Caroline Dall ‘Agnol. Apenas uma vez por semana vinha para resumir o que de mais importante tinha acontecido aos trabalhadores de Santa Catarina.

Em abril de 2017, o senador Paulo Paim do PT/RS esteve na Assembleia legislativa de Santa Catarina falando sobre a Contrarreforma da Previdência que o governo golpista de Temer ainda pretende, em 2018, votar. Trabalhadores e trabalhadoras acompanharam esse debate.

Findava abril e aconteceu uma greve histórica que encheu as ruas do Centro de Florianópolis. Lá esteve Desacato com toda a sua equipe na capital do estado de Santa Catarina. Os leitores que não puderam ir assistiram ao vivo todo o roteiro da mobilização popular.

O segundo episódio de Mulheres da Pátria Grande foi produzido e realizado pela equipe do Oeste Catarinense do Portal Desacato. O resultado foi reconhecido pelas trabalhadoras oestinas que o protagonizaram.

O pré-lançamento do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras aconteceu em homenagem a eles e elas com uma edição especial para o 1º de Maio.

Em maio, o direitista Jair Bolsonaro esteve em Florianópolis. Às portas do luxuoso hotel Majestic, na Beira-Mar Norte, foi recebido por admiradores e por adversários às suas posições de corte fascista.

Também em maio aconteceu a manifestação Diretas por Direitos. Em Florianópolis percorreu o centro da cidade e participaram milhares de pessoas numa mobilização intensa e cheia de cantos e palavras de ordem.

Assim que começou junho, os motoristas e cobradores de Florianópolis declararam estado de greve. A categoria, como sempre, iniciava mais uma luta contra o poder do cartel do transporte da capital catarinense. Rosângela Bion de Assis nos informava.

No fim do mês de junho, em Honduras, os estudantes universitários iniciavam uma greve de fome em protesto contra a reitora da Universidade Nacional Autônoma de Honduras, Julieta Castellanos, num país que vivia e ainda em 2018 vive, uma ditadura encoberta e fraudulenta.

Ronnie Huete Salgado nos informava ao vivo de Tegucigalpa. Desacato estava aí.

Vamos fechar esta pequena lembrança das nossas produções e coberturas do segundo trimestre do ano com a Greve por Direitos, no finalzinho de junho, e uma entrevista da mais nova jornalista diplomada do Portal Desacato, Júlia Saggioratto, ao pároco do município de Anchieta/SC, Renéu Zortea, sobre a mobilização desse dia no Oeste Catarinense.

Até o próximo domingo com a Retrospectiva do terceiro trimestre do ano que teve muita tarefa jornalística, no Brasil e no exterior.

Obrigado pela companhia e boa semana para todas e todos!

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.