#DesacatoEsteveAí: Retrospectiva 2017 – Janeiro

Publicado em: 03/12/2017 às 09:30
#DesacatoEsteveAí: Retrospectiva 2017 – Janeiro

#DesacatoEsteveAí

2017 foi um ano de consolidação para nosso Portal e para nossa Cooperativa Comunicacional Sul. Demos a largada na primeira semana de janeiro com a incorporação às transmissões ao vivo da nossa companheira Caroline Dall ‘Agnol que somou-se ao trabalho que já desenvolviam Claudia Weinman e Rosângela Bion de Assis, apresentando informação de importância para trabalhadores e trabalhadoras.

Foi o ano mais intenso, produtivo, com dezenas de realizações e o início da formação da primeira grade audiovisual do Portal Desacato, feita em Santa Catarina e no exterior.

Temos muito a lembrar e o faremos durante 12 domingos consecutivos, porque Desacato esteve aí!

 

O prefeito Gean Loureiro começou mal o mandato. Nos primeiros dias já teve uma forte manifestação contra o aumento do custo da passagem no transporte público de passageiros.

Avançava janeiro e a luta ia tomando as ruas a diário. O chamado “Pacote de Maldades” do prefeito Gean Loureiro, levou trabalhadoras, trabalhadores e estudantes a protestas nas portas da Câmara Municipal de Vereadores em Florianópolis.

Desacato conversou com Larissa Livramento, do Movimento Passe Livre.

Nos últimos dias de janeiro o clima esquentou de vez na Câmara de Vereadores. Os servidores municipais protestaram veementemente contra o “Pacote de Maldades” do prefeito Gean Loureiro, em Florianópolis. Na Câmara houve uma ação truculenta da polícia, com gases lacrimogêneos que atingiram inclusive os repórteres presentes. Lá estava Desacato ao vivo  e conversou com o vereador Lino Peres.

A truculência da polícia municipal dentro da Câmara de Vereadores contrastou com a valentia dos servidores municipais que defenderam seus direitos e os direitos da população.

Foi difícil transmitir de dentro da casa legislativa, mas, Caroline Dall ‘Agnol e Luca Gebara mostraram ao vivo o que estava acontecendo.

Mas, a violência repressiva da Guarda do Prefeito fez mudar de ideia os trabalhadores e trabalhadoras municipais. Numa tarde de intenso calor, na Praça Tancredo Neves lotada, votaram pela greve e a greve aconteceria. Lá estava Rosângela Bion de Assis.

Fechamos a Retrospectiva do primeiro mês do ano com um resumo feito por Luca Gebara, dos fatos que transmitimos ao vivo com Caroline Dall ‘Agnol e Rosângela Bion de Assis.

Na semana próxima lembraremos os fatos de fevereiro que, aqui e no Extremo Oeste, nos levaram às ruas para servir você com A Outra Informação. O ano só empezava e Desacato Estava Aí! Até o próximo domingo.

Deixe uma resposta