Deputado propõe audiência pública sobre ciclismo em São Miguel do Oeste/SC

Fonte: Pixabay.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, acolheu a sugestão do deputado Fabiano da Luz (PT).

O ex-prefeito ouviu grupos de Ciclismo da região e realizará uma audiência pública para discutir a Infraestrutura de Ciclismo e esclarecimentos sobre a lei que criou o Sistema Cicloviário Estadual, aprovada no final de 2018 na Alesc.

Conforme Vanduir Matias Deters, do grupo Bike Tunas, de Tunápolis, o momento é propício para debater o assunto. Ele cita que o ciclismo se transformou numa prática esportiva saudável para muitas pessoas, de baixo impacto ambiental, além disso diversos municípios estão promovendo eventos, o que tem movimentado a região. “O ciclismo precisa ser visto como uma importante forma de praticar exercício físico. Do ponto de vista econômico temos notado empresários investindo em lojas e oficinas, ou seja, também movimenta a economia.”

Vanduir faz questão de enaltecer os trajetos de cicloturismo que são oferecidos em alguns munícipios. “O cicloturismo tem um contato muito grande com a natureza, o que faz o ser humano olhar para a natureza de forma diferente, pelo viés da preservação.”

O que os ciclistas querem não é muita coisa. Num primeiro momento é a sinalização das rodovias com maior fluxo de ciclistas. Campanha educativas de trânsito sobre a legislação também são bem vindas, além de investimentos em ciclovias.

Segundo a coordenação, oito municípios devem participar da audiência e os grupos vão relatar as principais demandas que há em cada um deles. Prefeitos e secretários de Turismo e Esporte também estão sendo convidados. O Deinfra Regional de São Miguel do Oeste também deve participar do evento.

A audiência pública será no dia 27 de junho, às 19h, no Auditório do Instituto Federal de São Miguel do Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.