Demétrio Panarotto lança livro de poemas políticos no Tralharia em 1º de setembro

Primeiro livro da trilogia “Cerzindo e Cozendo”, “No Puteiro” brinca com a política e acrescenta pitada de erotismo nas politicagens.

Escritor, professor, documentarista, músico e poeta, Demétrio Panarotto, lança nesta quinta-feira, 1º de setembro, no Tralharia – antique, café, bar -, às 20h27, o livro de poesias No Puteiro. Sexto livro de poemas e 11º publicado do autor, a obra resignifica o título e não traz poemas eróticos, mas políticos com certo toque de erotismo. Lançado pela Butecanis Editora Cabocla, o livro custa 25 reais e Demétrio vai fazer leitura dos poemas no local.

Segundo o autor, No Puteiro, é uma fábula poética em que a Santa e Bela Catarina, personagem do livro, se transformou em uma puta velha carcomida pela vida. Ele conta que a publicação não fala da (ou de) putaria – daquilo que, minimamente, nos torna um pouco mais esvoaçantes diante dos impropérios do mundo -, mas fala dos agenciamentos da vida na constante troca do corpo por aquilo que se pode chamar de capital simbólico. De outro modo, se pode dizer que fala das curvas de um corpo em constante estado de hipocrisia. Catarina é a metáfora da mulher (ou do estado) de mil e uma tetas.

DEMÉTRIO PANAROTTO foto de AYRTON CRUZ
Demétrio Panarotto. Foto: Ayrton Cruz.

No Puteiro é o primeiro livro da trilogia Cerzindo e Cozendo. O segundo, com lançamento previsto para o ano que vem, se chamará Café com Boceta e, com a mesma pegada, versará sobre a caixa de pandora do poder. O terceiro, de título provisório Algoritmos do Amor (ou como controlar bestas em cárceres virtuais), ainda está em fase de versos, ou de questionamentos.

Serviço

O quê: Lançamento e leitura do livro de poemas de Demétrio Panarotto, No Puteiro.

Onde: Tralharia – antique, café, bar. Rua Nunes Machado, 104, Centro de Florianópolis.

Quando: 1º de Setembro, quinta-feira.

Horário: 20h27 (vinte horas e vinte e sete minutos).

Quanto: 25 reais.

Editora: Butecanis Editora Cabocla.

Demétrio Panarotto nasceu em Chapecó-SC, em 1969. É doutor em literatura, professor universitário, músico e escritor. Publicou, dentre outros, “Mas é isso, um acontecimento” [Editora da Casa, 2008, poemas], “15’39”” [Editora da Casa, Alpendre, 2010, poemas], “Qual Sertão, Euclides da Cunha e Tom Zé” [Lumme Editor, Móbile, 2009, livro/ensaio], “Poema da Maria 3D”[Coleção Formas Breves, e-galáxia, 2015, e-book], “Ares-Condicionados” [Nave Editora, 2015, contos] “A de Antônia” [Miríade, 2016, infantil]. Co-diretor dos documentários “Só Tenho Um Norte” [2008] e “Cerveja” Falada [2010]. Com a banda “Repolho” lançou 4 CD’s entre 1997 e 2009, e o compacto em vinil “Sorria, meu bem! (oh Sweet Lucy)” [2004]. Com o projeto “Irmãos Panarotto”, com Roberto Panarotto, lançou os CD’s “2Violão e 1Balde” [2004] e “Chamando Chuva” [2012]. Vive em Florianópolis-SC.

Butecanis Editora Cabocla

Inspirado nos punks do século passado (“faça você mesmo”) e nos caboclos Brasileiros de qualquer época (na falta de tecnologia mais sofisticada use o facão), o selo BUTECANIS visa à publicação de livros artesanais em pequena escala, não dependendo de grandes editoras nem dos raros editais de incentivo à cultura, além de promover a publicação artesanal de baixo custo levando a literatura a mais leitores. Entre os autores publicados pela BUTECANIS EDITORA CABOCLA temos autores iniciantes, autores mirins e autores com carreira já estabelecida na cena literária nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.