Debate: Mulheres e a Luta Pela Água

O Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018 – acontecerá entre os dias 17 e 22 de março de 2018, em Brasília – DF. É um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida.

Este Fórum pretende unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água, o que impossibilitará o acesso para muitas populações, aprofundando os processos de exclusão social e pobreza.


De modo que o FAMA se contrapõe ao autodenominado “Fórum Mundial da Água” promovido pelos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água.

Gênero e Acesso à Água

A escassez e a dificuldade de acesso à água é um fator presente em diversas populações, sendo um tema que atinge especialmente a realidade das mulheres. A Unicef alerta que, globalmente, mulheres e meninas gastam aproximadamente 200 milhões de horas coletando água todos os dias. O que indica mais uma vez o processo de feminização da pobreza, conforme os dados da ONU que indicam que 70% das pessoas que vivem em situação de pobreza são mulheres, afetando em especial as negras, latinas, indígenas e imigrantes.

Então, para somar nas importantes atividades da semana de 8 de março, e fortalecer a construção do Comitê do FAMA em Santa Catarina, realizaremos a Mesa Redonda “Mulheres, e a Luta pela Água”.

A mesa redonda será coordenada pela professora e militante Simone dos Santos Ribeiro que estuda o tema a partir do viés da decolonialidade.

Sejam todas e todos bem-vindos.

Ao final, seguiremos com as conversas de planejamento das atividades do FAMA em Florianópolis.

Este evento acontecerá na próxima terça-feira, no dia 6 de março, às 18:30h, no SINTESPE: Praça Olívio Amorim, 82 – Centro – Florianópolis – SC.

Água é um Direito, não Mercadoria!
Mulheres, Água e Energia não são Mercadoria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.