DCE da UFFS lança nota de repúdio às manifestações do interventor da UFFS Marcelo Recktenvald

Nota a? comunidade acade?mica e regional da UFFS

Saudamos toda a comunidade acadêmica e regional da UFFS.
.
As representações estudantis da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Diretório Central dos Estudantes (DCE), vem por meio desta nota expor sua indignação e repúdio às manifestações do então interventor Marcelo Recktenvald, que ocupa o cargo de Reitor, mesmo sem ter sido escolhido pelas vias da democracia, a Consulta Prévia Informal realizada no ano de 2019 em todos os 6 Campi da Universidade.
.
O interventor publicou às 21h16min do dia 27 de maio de 2020, em sua rede social a seguinte afirmação: “Um cabo e um soldado resolveriam essa questão. Tenho a impressão de que nossas instituições estão perdidas”; uma clara ameaça às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto não é a primeira vez que este senhor utiliza de suas redes sociais para ameaçar as instituições democráticas, o STF, o Congresso Federal e mesmo as consultas públicas às reitorias de diferentes Instituições de Ensino Superior.
.
Negacionista do aquecimento global, seguidor do astrólogo Olavo de Carvalho e escancaradamente alinhado ao atual presidente da República, o interventor Marcelo Recktenvald não mede suas palavras e consequências, visto que ameaçar o STF e o Congresso Nacional caracterizaram crime segundo a Lei n. 7.170, de 1983, a Lei de Segurança Nacional.
.
Isto posto, reiteramos nossa indignação e repúdio a tais falas do interventor. Lembramos ainda que tais colocações desrespeitam a constituição histórica de nossa Universidade, construída por meio da luta social e sindical; que tem por princípios a inclusão de todas e todos, aceitação e promoção da diversidade e pluralidade, e principalmente a defesa da democracia.
.
Chapecó, SC, 29 de maio de 2020.
.
.
Diretório Central dos Estudantes da UFFS – Campus Chapecó
Diretório Central dos Estudantes da UFFS – Campus Erechim
União Catarinense das e dos Estudantes – UCE
União Estadual dos Estudantes do RS – UEE RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.