Curta-metragem goiano vence festival espanhol de cinema

Produção do roteirista e diretor goianiense Fábio Teófilo ganhou na categoria Meio Ambiente. Premiação será entregue em Barcelona, no próximo dia 12

O curta-metragem goiano Lenhador (2015) ganhou como o melhor filme na categoria Meio Ambiente do KO&digital – XII Festival Internacional de Cine Solidário, promovido em Barcelona, na Espanha. A animação é do diretor e roteirista goianiense Fábio Teófilo, 31.

Lenhador tem no currículo exibição na 9ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (MG) e concorre ainda no Future Film Festival, em Dakar, no Senegal. O anúncio dos vencedores foi feito via e-mail, na noite do último dia 26. A entrega da premiação será no dia 12 de dezembro, na cidade espanhola.

Questionado pelo Jornal Opção sobre qual a importância do prêmio em época em que governantes do mundo inteiro se reúnem para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), na França, e o Brasil vê os efeitos de sua maior tragédia ambiental, iniciada em Mariana (MG), Teófilo comenta: “É lamentável ver o descaso que a sociedade e a mídia deram para o caso do rompimento da barragem. É reflexo do complexo de vira-lata que sofre a maioria dos brasileiros. Nossa indignação se torna seletiva. Choramos pelos mortos europeus e esquecemos da fauna e flora do nosso País”.

Outra produção de sua autoria, o documentário Eu, Mulheres (2014) também ficou entre os finalistas da premiação na Espanha. O filme fala sobre violência sexual contra as mulheres.

No ano passado, Eu, Mulheres foi exibido juntamente com 360 filmes no XI Festival Internacional de Cortometrajes Fenaco, no Peru, e ainda integrou a programação do Fórum Imperatriz, no Maranhão, no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

Fonte do texto: Jornal Opção

Fonte: Revista Ecológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.