Curso gratuito sobre história e cultura afro-brasileira e africana é oferecido aos professores catarinenses

sec

Por Melissa Nebias

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), está oferecendo o curso gratuito sobre história e cultura afro-brasileira e africana “Formação de Professores: Profusão e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana”. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição até o dia 15 de fevereiro de 2014, por meio do e-mail [email protected] . Serão disponibilizadas 1500 vagas.

Direcionado aos professores da educação básica, pública e privada do Estado, o curso é oferecido na modalidade semipresencial e tem a carga horária de 180h, sendo 140 a distância e 40 presenciais. Serão 300 vagas para cada um dos cinco polos do Estado: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Joinville. O início do curso será no dia 12 de março e finaliza em 15 de agosto de 2014.

As atividades presenciais serão divididas em quatro módulos didáticos, oficinas e discussão das atividades finais. As atividades a distância incluem a leitura dos capítulos de textos dos módulos didáticos e dos materiais complementares (documentos, vídeos, mapas, imagens, textos e artigos científicos), a participação nos cinco fóruns propostos, a elaboração da atividade final.

O curso faz parte do Programa Diversidade Étnica na Educação (PDEE-UNIAFRO), que tem por finalidade contribuir para a implementação da Lei Federal 10.639/03, que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira” e o Parecer CNE 003/2004, que cria as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Recebe certificado o cursista que participar dos cinco fóruns propostos dentro dos prazos estipulados, elaborar e enviar a atividade final, responder ao questionário de avaliação do curso e participar dos encontros presenciais (frequência mínima de 80%).

Mais informações: Tel: (48) 3321-8525

Fonte: Portal da Secretaria de Educação

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.