Curso de Licenciatura Intercultural Indígena debate conflitos de terras

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica promoveu, no dia 12 de março, uma atividade acadêmico-científica e cultural na Terra Indígena Itaty, Morro dos Cavalos. O objetivo foi debater os conflitos fundiários, judiciais e ambientais nas terras indígenas a partir de Itaty.

morro 2

O debate foi motivado pelo processo de demarcação do Morro dos Cavalos em 2012. No entanto, para que os Guarani possam tomar posse dos 1,988 ha, é necessário que a Funai realize o pagamento das indenizações a 69 famílias não indígenas. A fundação já possui os recursos da União para o ressarcimento.

A demora no pagamento tem gerado conflitos na região. Além de alguns moradores estarem questionando a demarcação, as famílias não indígenas estão inseguras quanto ao recebimento das indenizações. Já a aldeia tem sofrido ameaças e atos de depredação.

morro-dos-Cavalos-

O professor do Curso Licenciatura Intercultural Indígena, Clóvis Brighenti, relatou os resultados positivos que o debate proporcionou. Na oportunidade, além dos indígenas de várias regiões do Estado, estavam presentes representantes da Funai, de movimentos sociais e da UFSC. “Foi importante reunir a todos em solidariedade à aldeia e pela oportunidade de apresentar a situação dos indígenas pelo Estado”, ressaltou Brighenti. No encontro, a Funai se comprometeu a iniciar as indenizações no dia 1º de abril deste ano.

O Curso de Licenciatura Intercultura Indígena da UFSC é formado por três turmas dos povos Kaingang, Guarani e Laklânô/Xokleng dos estados do sul, sudeste e centro-oeste e é voltado para as questões fundiárias e ambientais no bioma da Mata Atlântica.

Outras informações pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

Manuela Lenzi/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.
Fotos: Divulgação

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2013/03/14/curso-de-licenciatura-intercultural-indigena-debate-conflitos-em-terras-indigenas/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.