Programação do “Novembro Consciência Negra” 2014

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) preparam diversas atividades a serem realizadas entre os dias 17 e 29 de novembro, em Florianópolis e São José.

2

O evento conta com o apoio da Prefeitura e Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Grupo Kurima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A exposição “O Cotidiano e o Universal em Valda Costa” abre programação do “Novembro Consciência Negra”, dia 17, às 19 horas, no Espaço Cultural do BRDE. Para o curador da mostra, Marlon Aseff, trata-se de uma rara oportunidade para a comunidade de Florianópolis e do Estado conhecer o trabalho dessa conceituada artista. “É uma pintora do primeiro time de Santa Catarina e do Brasil, porém, até hoje teve pouco espaço para ser apreciada pelo público, uma vez que a maior parte de suas obras pertence a coleções particulares. Também é uma maneira de colocá-la no merecido lugar de destaque na cultura afro e de afirmação de seus valores”, ressalta. Durante abertura será exibido o documentário “Caminhos de Valda”, produzido por Aseff, além da apresentação da cantora Roberta Lira e do Grupo Samba 7.

No dia 20, em “Celebração à memória de Zumbi dos Palmares”, várias atividades acontecerão no Palácio Cruz e Sousa a partir das 14h. Para as 17h, estão agendadas apresentações musicais de Anelita Danna, Roberta Lira e Nefferkturu. Às 19h30, lançamento do livro “Um Griot e Dois Orikis”, de Lau Santos, seguido da exibição do documentário “Raça”, do cineasta Joel Zito Araújo.

Um Griot e dois Orikis, que narra histórias de personalidades afro-catarinenses é uma caixa-livro, composta por dois exemplares escritos por Lau Santos com o objetivo de promover e difundir a cultura afro-brasileira. Nestas narrativas ficcionais, o autor resgata o Cacumbi, representado nos personagens Pedro Leite e Capitão Amaro, e o instrumento Orocongo, que aparece representado na figura emblemática do Seu Gentil do Orocongo. Oriki é uma narrativa ancestral iorubana e o personagem do Griot é o narrador destas histórias, ou seja, quem conta e canta a memória dos povos africanos.

Esta edição da FCC será distribuída gratuitamente nas escolas públicas do Estado de Santa Catarina, visando resgatar e preservar a memória afro-catarinense. O lançamento faz parte da programação Novembro Consciência Negra, promovida em conjunto com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com apoio da Prefeitura e Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

As homenagens a Cruz e Sousa, no dia 24, data de seu aniversário, começam com uma solenidade na Praça XV de Novembro, em frente ao busto do poeta, na Capital, e continuam no pátio do Palácio a partir das 17h, com a projeção do filme “Um presente de Fatumbí para João”, de Mayara Macal, show com a banda Aláfia (SP), sarau da poesia negra catarinense e serenata com a participação da Velha Guarda da Escola de Samba Protegidos da Princesa.

A programação do “Novembro Consciência Negra” ainda traz exposições, oficinas de dança, música e literatura, exibição de documentários e filmes seguidos de rodas de conversa em escolas, seminários, shows musicais, mostra de filmes e curtas afro-brasileiros.

Confira a programação completa do evento Novembro Consciência Negra

23 de NOVEMBRO

Mostra de Filmes e Curtas Afro-brasileiros
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura/CIC
17h – A NEGAÇÃO DO BRASIL (Joel Zito Araújo – 90min)
19h – FILHAS DO VENTO (Joel Zito Araújo – 85min),
20h30 – A EXCESSÃO E A REGRA (Joel Zito Araújo – 30 min),
21h – IJO ALA PINI (Lau Santos – 5min), NO RASTRO DA CARNE (Lau Santos – 5min), A FLOR d’ARTAUD (Lau Santos – 5min)

24 de NOVEMBRO
HOMENAGEM A CRUZ E SOUSA
11h – Homenagem solene e entrega de flores ao busto de Cruz e Sousa
Local: Praça XV de novembro em frente ao Busto de Cruz e Sousa
17h PROJEÇÃO: “Um presente de Fatumbí para João” de Mayara Macal
18h – Show com a Banda ALÁFIA/SP
Local: Pátio do Cruz e Sousa
21h – Sarau da Poesia Negra Catarinense
Local: Palácio Cruz e Sousa
24h – Serenata para Cruz e Sousa
Participação da Velha Guarda da Protegidos da Princesa
Local: Praça XV de novembro em frente ao Busto de Cruz e Sousa

27 e 28 de NOVEMBRO
12h – Roda de Conversa: “Consciência Negra, Maracatu Nação Aurora Africana/PE, Resgate, Preservação e Inventários”
Mediação Coletivo Kurima Estudantes Negras/Negros da UFSC
Local: Sala 403 Prédio Redondo do CFM, próximo entrada CCE
18h30 – Oficina “PRÁTICAS PERFORMATIVAS AFROBRASILEIRAS” com Ricardo Campos/MG, Benjamim Abras/MG e Lau Santos/FLN (Supervisão)
Local: Palácio Cruz e Sousa

29 de NOVEMBRO
ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO
Local: Pátio do Palácio Cruz e Sousa
9h30 – NEGRAS SONORIDADES – Apresentações Artísticas – Catumbi de Itapocú, Novos Bambas, Arrasta Ilha, Bateria Show Nação Guarani, Boi de Mamão, Afoxé Omo Olorun
10h30 – APRESENTAÇÃO DE DANÇA – GUETHOS, MITHOS
11h – INTERVENÇÃO TEATRAL com VOZES DE ZAMBI “SENZALA”
11h – PROJEÇÃO: “Um presente de Fatumbí para João” de Mayara Macal
12h – INTERVENÇÃO POÉTICA com Akins Kintê
13h – Confraternização
15h – Plenária para Formação do Fórum Estadual de Cultura Negra e apresentação do Plano Setorial de Cultura Afro-brasileira pelo Diretor de Fomento à Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares Lindivaldo Junior – participação Nação de Maracatu Aurora Africana/PE

Fonte: Calendário Floripa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.