Mostra Internacional abre espaço nobre para o cinema ibero-americano

Festival reúne filmes de Victor Erice e Almodóvar, fotografias de Buñuel, um curta no qual Dom Quixote dialoga com Camões, longas argentinos, peruanos, mexicanos, brasileiros e dominicanos

Ricardo-Darín-em-cena-do-filme-argentino_divulgação

Por Maria do Rosário Caetano

Pela primeira vez em sua história, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo abre espaço nobre para o cinema ibero-americano.

No dia 15, o astro portenho Ricardo Darín foi visto em estado de fúria na tela do auditório do Ibirapuera, palco da abertura da 38º edição de uma das maiores maratonas cinematográficas do país. Ele é um dos protagonistas de Relatos selvagens, maior sucesso comercial da história recente do cinema argentino. O filme, dirigido por Damián Szifrón, já foi visto por mais de 2,5 milhões de espectadores, batendo o oscarizado O Segredo dos seus olhos.

Na noite de encerramento do festival, será exibido um filme dominicano: Dólares de areia, de Laura Guzmán e Israel Cárdenas. Nunca na história da Mostra SP um filme da América Central ocupou espaço tão nobre. Para apresentar o longa-metragem, estará em São Paulo uma de suas protagonistas, Geraldine Chaplin.

A atriz regressa ao Brasil, depois de passar por Brasília, onde semanas atrás acompanhou mostra de seus principais filmes e prestigiou homenagem ao Centenário de Carlitos, o genial vagabundo do celuloide, criado por seu pai, Charles Chaplin. Geraldine contou, na ocasião, ao Brasil de Fato, que adora trabalhar com cineastas ibéricos (foi assim com Carlos Saura, Miguel Littin, Jorge Sanjinés, Pedro Almodóvar, Eduardo Milewicz e agora com Laura & Israel).

A mostra abriu generosos espaços entre as exibições (de Relatos selvagens e Dólares de areia) para o cinema ibero-americano. Enumeremos, pois o que os cinéfilos poderão apreciar:

O manchego Pedro Almodóvar, que assina o cartaz e todo material visual da mostra, ganhará retrospectiva de seus filmes, dos anos loucos e da maturidade (de Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón a Carne trêmula, Tudo sobre Minha mãe e Volver).

Se Almódovar é prolífico, seu conterrâneo Victor Érice, que ganhará também mostra retrospectiva, é cineasta raro e econômico. Autor do magnífico O espírito da colmeia (1973), ele produziu apenas mais dois longas: Sul (1983) e O Sol no marmelo (1992).

O mestre andaluz Luis Buñuel terá 85 fotografias de locações que ambientaram seus filmes mexicanos reunidas em exposição na Cinemateca Brasileira. Um evento que une produtores brasileiros aos de um país convidado para discutir novas co-produções centrou forças no Foco Espanha.

O cineasta francês Laurent Cantet reuniu autor (Leonardo Padura), atores (Jorge Perugorría à frente) e história 100% cubanos para o seu novo e aguardado filme: Retorno a Ítaca. No Encontro de Roteiristas, dois profissionais ibero-americanos (o mexicano Guillermo Arraiga, que escreveu Amores brutos, e o argentino Fernando Cantets, roteirista de O filho da noiva vão trocar experiências com roteiristas brasileiros. A venezuelana Mariana Rondón, autora de Pelo malo, o filme-xodó da temporada sul-americana, vai integrar o júri oficial.

Para enriquecer ainda mais a presença ibero-americana na Mostra SP, muitos longas-metragens oriundos da Espanha, Portugal e América Latina foram incluídos nas principais seções do festival. Alguns – como Jauja, de Lisandro Alonso, El mudo, dos peruanos Daniel e Diego Veja, Viver é fácil com os olhos fechados, do espanhol David Trueba – causaram ótima impressão por onde passaram.

A eles somam-se 50 títulos brasileiros. Ausência, de Chico Teixeira, Obra, de Gregório Gaiozzi, Casa grande, de Fellipe Barbosa, A história da eternidade, de Camilo Cavalcanti, Sinfonia da necrópole, de Juliana Rojas, Branco sai. Preto fica, de Adirley Queirós, A luneta do tempo, de Alceu Valença, e Sangue azul, de Lírio Ferreira, são os mais aguardados.

E há, por fim, que destacar-se o filme que faz a síntese perfeita entre o mundo castelhano e o lusitano: o curta-metragem O Velho do restelo, do mais longevo e resistente dos cineastas ibéricos, o português Manoel de Oliveira.

O filme, de apenas 19 minutos, é um prodígio. Já doente, Manoel, que tem 105 anos, teve forças para filmar, em seu jardim, um encontro imaginário entre Dom Quixote de la Mancha (Ricardo Trêpa, neto do cineasta) e Luiz de Camões (encarnado por um dos atores-fetiche do diretor, Luiz Miguel Cintra). Os dois discutem os destinos de Portugal, em pleno século 21, com intervenções de Camilo Castelo Branco e Teixeira de Pascoaes. Para dar ao filme, preciosa síntese da alma ibérica, força poética e potência narrativa, o diretor de Vale Abrahão recorre a trechos dos próprios filmes e reitera uma das mais belas e fascinantes sequências do clássico soviético, Dom Quixote (1957), de Grigori Kozintsev (1905-1977). Neste filme, um esquálido Dom Quixote (Nicolai Cherkassov) agarra-se à pá de um gigantesco moinho, mas, em sua luta insana, é arremessado ao chão.

Outras geografias

A presença ibérica no festival é realmente notável. Mas a Mostra SP segue aberta ao cinema do mundo inteiro. Entre os 350 filmes que serão exibidos até o dia 29 de outubro, há produções vindas da França, Itália, EUA, Japão, China, Inglaterra, Alemanha, Rússia e países escandinavos (destaque para Força maior, de Ruben Ostlund), passando pelo Irã, Turquia, Grécia, Romênia, Síria, Cazaquistão, Iraque, Israel, Líbano e Palestina.

Um cineasta japonês, Noburu Nakamura (1914-1981), contemporâneo de Mizogushi (1898-1956) e Yasujiro Ozu (1903-1963), terá três de seus 82 filmes apresentados na Mostra SP: Lar doce lar (1951), Quando a chuva cai (1957) e Paixão mórbida (1964). Estes títulos foram selecionados e restaurados pelo Festival Tókio Filmex, para homenagear o centenário de nascimento do diretor nipônico.

Da Turquia, chegará o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan, e da Suécia, Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência, de Roy Anderson, vencedor do Leão de Ouro de Veneza. Os Irmãos Dardenne, da Bélgica, diretores que conseguem realizar filmes de temática social com olhar novo e rigoroso participam da Mostra SP com Dois dias e uma noite. Da Rússia, chega mais um filme do grande realizador Andrey Zvyagintsev: Leviatã (melhor roteiro em Cannes).

Jia Zhangke pelo olhar de Walter Salles

Walter Salles apresentará, em pré-estreia mundial na Mostra SP, o documentário Jia Zhangke – De Fenyang, que ele realizou na China. O cineasta retratado por Walter estará presente à sessão.

Jia Zhangke – De Fenyang traz, em seu título, além do nome do realizador chinês, autor de títulos premiados internacionalmente como Still Life, o nome da cidade onde ele nasceu. E onde realizou seus primeiros filmes: Pickpocket (1997), Plataforma (2000) e Prazeres Desconhecidos (2002). E também parte do último deles, Um Toque de Pecado (2013).

Fenyang, além de ter sido filmada pelo filho ilustre, teve a felicidade de receber, no começo dos anos de 1970, o mestre italiano Michelangelo Antonioni. Lá realizou parte de seu monumental documentário sobre a China (disponível em DVD duplo, que soma China a Memórias de Xangai, este de Zhangke).

Além do novo filme, Walter Salles lançará, em parceria com o crítico francês Jean-Michel Frodon, o livro O Mundo de Jia Zhanke, fruto de parceria da Mostra SP com a editora Cosac Naify. Os três – Zhangke, Frodon e Walter – autografarão o livro juntos.

Jia Zhangke, de 44 anos, é um dos nomes mais respeitados do cinema contemporâneo. Walter o tem em alta conta por entender que “ele capta, como nenhum outro de seus conterrâneos, as mutações, aceleradas e violentas, vividas pela China”. E o faz com “rara acuidade e amplitude”.

Ismail Xavier, professor da USP, também tem Jia Zhangke como um cineasta dos mais importantes de nosso tempo. Num debate, em São Paulo, um jovem perguntou a ele quem, entre os rediscutidoalizadores contemporâneos, consegue dar conta da complexidade de seu tempo histórico, realizando filmes inventivos e políticos. Sob o impacto da dobradinha Dong (versão documental) e Still Life – Em busca da vida”, Ismail respondeu: o chinês Jia Zhangke.

Cidade cinematográfica

O diretor de Central do Brasil, premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim, começou a documentar Jia Zhang-Ke por sugestão do criador da Mostra SP, Leon Cakoff (1948-2011), e de Renata Almeida, hoje diretora do festival.

Walter realizou as primeiras filmagens de Jia Zhangke – De Fenyang, na 31ª edição da Mostra SP, em 2007, quando o chinês acompanhou, aqui, retrospectiva completa de sua carreira. Depois, com equipe compacta, Walter partiu para as filmagens na China.

Filmou em Pequim (Beijing) e em Fenyang. Na capital chinesa, Walter documentou visita do diretor de Still Life à Academia de Cinema de Beijing, onde ele estudou. Filmou, também, master class que Zhangke ministrou a alunos da Universidade de Artes Plásticas de Beijing.

Walter mantinha, há décadas, grande interesse por Fenyang. Além de ter sido uma das cidades documentadas por Antonioni, foi lá que outro grande cineasta chinês, Chen Kaige, realizou o filme Terra amarela (1984), fotografado por Zhang Yimou (consagrado, depois, com o Urso de Ouro, em Berlim, por Sorgo vermelho (1987). O mesmo Yimou se tornaria famoso no Brasil com filmes como Lanternas Vermelhas (1991) e A História de Qiu Ju (1992), protagonizados por Gong Li.

A Videofilmes, produtora dos irmãos Walter e João Salles, realizou para a TV Manchete, em 1987, o especial China, o império do centro. João assinou a direção e Walter, a montagem. Para marcar a estreia do programa, os dois irmãos presentearam o público da emissora com uma raridade: o longa Terra amarela, primeira produção da China Comunista exibida por uma emissora de TV brasileira.

Jia Zhangke dedica-se, com igual interesse, ao cinema ficcional e ao documental. Fez ficção com Pickpocket, Plataforma, O mundo, Still Life – Em busca da vida e Um toque de pecado. Seus documentários – Dong (sobre trabalhadores da região banhada pelo Rio Yan Tze, onde foi construída a megarrepresa das Três Gargantas), Inútil (sobre a exploração de mão de obra pela indústria da moda) e o híbrido Memórias de Xangai (neste filme, Zhangke utilizou trechos do documentário China, de Antonioni) – também alcançaram grande repercussão e foram mostrados em festivais e nos cinemas brasileiros.

Fonte: Brasil de Fato

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