Cultivos verticais ajudam a combater poluição urbana

Londres, 20 jul (Prensa Latina). O cultivo de trepadeiras nas paredes dos edifícios pode reduzir os índices de contaminação urbana até em 30 por cento, publica a revista Environmental Science and Technology.

“O benefício das paredes verdes é que limpam o ar que entra, e permanece no canhão da rua”, escreveu Rob Mackenzie, professor da Universidade de Birmingham, ao referir ao efeito pelo qual os edifícios altos podem evitar que boa parte da contaminação atmosférica se dissipe.

Junto ao cultivo de trepadeiras em fachadas e muros, agrega o especialista, pode-se incrementar a área semeada com árvores e vários tipos de vegetação a nível das ruas.

Estudos anteriores tinham demonstrado que as áreas verdes nas populações podem reduzir os níveis de dióxido de nitrogênio e partículas sólidas no ar em cinco por cento.

A nova investigação sugere que a colocação estratégica da vegetação nos canhões das cidades pode multiplicar essa cifra por seis.

Por sua vez, Nicola Cheetham, chefe de meio ambiente do sistema de transportes de Londres (TfL), explicou que os achados dos cientistas de Birmingham coincidem com estudos de sua instituição que evidenciam as potencialidades das diferentes plantas para atrapar as partículas atmosféricas.

O servidor público revelou que o TfL acaba de instalar uma segunda malha vertical verde na capital britânica para combater a contaminação gerada pelo transporte automotor.

mgt/mv/bj

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.