Cuba: Relatório da ONU ressalta sucessos em direitos humanos

aa12
Foto: Ladyrene Pérez/Cubadebate.

A apresentação de Cuba no Exame Periódico Universal (EPU) no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, nesta quinta-feira (2), foi considerada “exitosa”. Diversos países reconheceram os sucessos cubanos em matéria de direitos humanos e rechaçaram o bloqueio imposto pelos Estados Unidos há décadas.

“Cuba é um dos países com maior desenvolvimento humano no mundo, é uma inspiração para todos porque tem indicadores sociais que chegam a passar os de nações industrializadas”, declarou à agência Prensa Latina o embaixador da Venezuela para os organismos internacionais em Genebra, Juan Arias.

O embaixador da Somália, Yusuf Mohamed Ismail, também disse que “o relatório de Cuba foi muito pontual, compreensivo e aberto à reflexão, e vai servir como exemplo para outros países”.

Representantes de mais de 130 nações falaram durante o EPU de Cuba, um mecanismo do Conselho de Direitos Humanos que avalia os 193 Estados da ONU aproximadamente a cada quatro anos e meio.

Numerosos oradores condenaram o cerco econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra o pequeno país caribenho há mais de 50 anos.

“Cuba é [formada por] um povo digno, solidário e comprometido com a causa dos direitos humanos, apesar de estar submetida a um cruel e brutal bloqueio”, assinalou a representação da Nicarágua, acompanhada pela Namíbia, que introduziu sua intervenção com uma condenação a esta política injusta.

Na longa lista de oradores, outros delegados destacaram os avanços da maior ilha das Antilhas em saúde, educação e soberania alimentar.

Também houve reconhecimento para as emendas à lei de migração, para os avanços em matéria de gênero, aos programas para a reinserção social dos presos e a atenção aos descapacitados.

A adoção do relatório sobre Cuba está prevista para esta sexta-feira (3).

Fonte: Prensa Latina

Tradução da Redação do Vermelho

Relatório EPU de Cuba

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.