Crítica à razão acadêmica II

Por Elaine Tavares.

Já está com data marcada o lançamento do volume número dois do livro “Crítica à razão acadêmica – reflexão sobre a universidade contemporânea”, da Editora Insular, organizado pelos professores Nildo Ouriques e Waldir Rampinelli. Será no dia 8 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Hall da Reitoria da UFSC.

Nesse volume o leitor poderá encontrar um bom histórico sobra a universidade europeia e latino-americana, sua origem, sua função na sociedade e os objetivos que a movem. Também poderá ler sobre a profunda mudança que aconteceu na universidade latino-americana depois dos anos 1970, durante os processo de ditadura em todo o continente, quando o pensamento crítico foi banido.

O livro traz ainda debates sobre a comunicação pública, particularmente o processo vivido na UFSC durante a gestão da primeira reitora da história dessa instituição, e uma análise dos estudantes de Economia sobre o processo de discussão e construção do currículo, ainda completamente fora da realidade nacional.

Também pode encontrar uma profunda crítica ao caráter europeizante e colonial da universidade atual, os caminhos que trilha, e a cada vez mais necessária construção de uma universidade revolucionária, voltada à realidade nacional. Críticas à CAPES, à SBPC, ao academicismo, a mentalidade colonial , à lógica de departamentos que não vivencia a solidareidade nem a cooperação, apenas reproduzindo o capital.

São vários autores perscrutando a chamada “casa do saber” amparados no pensamento crítico, que não é o que apenas demole, mas o que constrói, na comunhão. Participam: Elaine Tavares, Elder Arceno, Franz Hinkllamert, Gilberto Felisberto vasconcellos, Gustavo Pinto de Araújo, Nildo Ouriques, Pietro Aruto, Renan Cantor, Waldir Rampinelli.

Dia 08 de agosto

19h

Hall da reitoria da UFSC

Fonte: http://iela.ufsc.br/noticia/critica-razao-academica-ii

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.