Coronavírus: professor da UFSC auxilia na produção de álcool 70 em Curitibanos

Foto: Reprodução/Casa Vogue

Uma parceria entre produtores rurais, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e prefeitura de Curitibanos iniciou a produção de álcool 70° INPM, que tem a capacidade de desinfecção contra o novo coronavírus.­­­ O processo foi realizado em uma destilaria artesanal da família Girotto, no Assentamento Primeiro de Maio, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a partir de 76 litros de álcool 46° INPM, adquiridos pela prefeitura. A iniciativa foi possível pela participação da Epagri, que desenvolveu o destilador.

Professor de Química do Campus Curitibanos da UFSC, Cristian Soldi utilizou uma técnica de destilação para o aumento da eficácia de desinfecção do produto, em cooperação com Lulis, Antônio e Adriana Francisco, da família Girotto. “Foi um primeiro teste para ver se o equipamento conseguiria produzir o álcool 70°. É possível produzir até 200 litros por dia, se tiver álcool 46° disponível, que é a capacidade do destilador deles”, explica o professor.

O álcool 46° encontrado para comercialização nos estabelecimentos comerciais não tem eficácia para desinfetar ambientes e prevenir contra a contaminação pelo novo coronavírus. “A iniciativa surgiu da alta demanda por álcool 70 e o baixo estoque dos mercados e farmácias. A gente vê que sobra álcool 46 e pensou que poderia destilar para fazer o 70”, conta Soldi. “Esse processo tem um custo mais alto, mas que se justifica para um caso emergencial. Podemos realizar essa produção e manter os locais que necessitam abastecidos”, afirma o professor.

O álcool será utilizado pela prefeitura de Curitibanos, em centros de saúde e outros ambientes que precisam de higienização. “A expansão da produção depende de a prefeitura solicitar, eles teriam que fornecer os insumos”, diz Soldi.  “A participação dos produtores de cachaça do Assentamento Primeiro de Maio foi a mais importante, porque eles têm experiência na destilação. A Epagri também participou um pouco deste processo porque desenvolveu a tecnologia do destilador”, completa Soldi.

O álcool inicialmente é destilado numa concentração maior e depois é ajustado com um pouco de água, para finalizar o acerto. O professor alerta que somente empresas autorizadas pela Anvisa  podem comercializar produtos desinfetantes a base de álcool.

Confira dicas para desinfecção.

Com informações da prefeitura de Curitibanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.