Coronavírus: Oxford pretende iniciar testes de vacina no fim do mês

Pesquisadores aproveitaram plataforma usada em análise anterior; expectativa é que 6 mil humanos sejam testados

Foto: Gustavo Fring/Pexels

O avanço do coronavírus levou a uma corrida pelo desenvolvimento de uma vacina. Atualmente, existem mais de 100 candidatas em testes em diversos países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre elas, oito entraram na etapa de testes em humanos, os chamados ensaios clínicos.

Como explica o jornal O Estado de São Paulo, um dos medicamentos em estudo mais avançado está em estudo pelos cientistas do Instituto Jenner, em Oxford, que partiram de uma pesquisa anterior de vacina para outro coronavírus, o causador da Mers, doença respiratória que atingiu especialmente o Oriente Médio a partir de 2012.

Os pesquisadores aproveitaram a plataforma usada para o estudo da Mers para testá-la em macacos rhesus, e os resultados foram muito promissores. Com uma dose da vacina, conseguiram imunizar 18 animais. O resultado foi publicado no dia 1.º na Science Advances.

A vacina teve como vetor um adenovírus (que causa resfriado comum) inativo, no qual se introduziu uma proteína do Mers-CoV, capaz de fazer o corpo produzir anticorpos contra o vírus. Agora, cientistas usaram a mesma plataforma, mas com uma proteína do Sars-CoV-2.

Como a segurança para humanos já foi comprovada, os estudos partiram para a etapa da eficácia. Agora, preveem iniciar os testes em 6 mil humanos até o final do mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.