Cooperativa debate Rádio Comunitária e Online

Por Larissa Cabral.

A Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CPCC) realizou, neste sábado (11), o 1º Seminário de Rádio Comunitária e Online, na Rádio Comunitária Fortaleza, em Blumenau (SC). Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, que tinha como objetivo debater a nova ferramenta, que em breve estará disponível no portal Desacato e pretende servir aos trabalhadores, lutadores sociais, estudantes, minorias, desempregados e grupos marginalizados.

O encontro possibilitou a troca de experiências sobre o rádio como meio de comunicação e importante ferramenta de difusão de informações, mas também expôs suas potencialidades como canal de comunicação da comunidade e de luta social. O debate apresentou também peculiaridades e dificuldades enfrentadas pelos profissionais do meio, tanto do ponto de vista regional, até de limitações de recursos humanos e financeiros.

Bastante prestigiado, o seminário contou com duas comitivas – da região do Contestado e de Florianópolis, além dos participantes locais. Entre eles, estavam representantes da Agência Contestado de Notícias Populares (AGECON), da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), da Rádio FM Comunitária Camponovense, Rádio FM Comunitária Videirae Rádio FM Comunitária Tamgaraense; além representantes de entidades sindicais de Blumenau e Região.

O seminário foi guiado, basicamente, por três eixos: história e legislação das rádios comunitárias; rádio e tecnologia; comunicação e jornalismo. Foram abordados temas como história, legislação, criminalização e conjuntura atual das rádios, aspectos técnicos e tecnológicos da transmissão, assim como a produção de conteúdo para rádio comunitária e a prática jornalística.

 

 

 

 

 

Fotos: Marcela Cornelli

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEstimada e desconhecida Alma Gêmea,
Próximo artigoRio+20

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here