Convite aos CA’s, Coletivos e a Esquerda da UNE da UFSC para o 2º Congresso da ANEL

anel
Nos dias 30 de maio à 2 de junho de 2013, em Juiz de Fora – MG, será realizado o II Congresso da ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre! Desde já, fica o convite a todas e todos estudantes brasileiros/as a construir com a ANEL um movimento estudantil independente e democrático, aliado aos trabalhadores e às lutas da juventude de todo o mundo!
O mundo passa por grandes transformações. Desde 2011, a juventude em diversos países tem saído às ruas sem medo de lutar por um novo futuro, com a mesma força dos jovens que marcaram a história no maio de 68. Agora em 2013, há exatos 45 anos depois, a juventude da primavera árabe e dos indignados europeus faz reviver as cenas sonhadoras do passado: “Corra, Camarada! O velho mundo está atrás de ti.”
Aqui no Brasil não faltam motivos para lutar. Desde 2011, há uma efervescência entre a juventude, que se articula pelas redes sociais, nas universidades e escolas, e não deixa passar uma injustiça sequer sem botar a boca no trombone! A ANEL apoia e constrói cada uma dessas lutas.
Os Centros Acadêmicos como protagonistas dos rumos do movimento estudantil
Os Centros Acadêmicos têm um papel importante nas vidas dos estudantes. É a partir do CA e dos espaços de discussão dessa entidade que podemos debater a situação de cada curso. Saber das debilidades, do que falta e como integrar todos os estudantes na vida acadêmica, cultural, esportiva etc. Os CA’s também são fundamentais para articular as lutas dos estudantes, seja por aumento de acervo na BU, no debate curricular ou para garantir o direito as festas no campus.
E a partir dos CA’s podemos decidir os rumos da ANEL. É o CA que promove as assembleias de curso ou eleições de urnas para escolher os delegados que vão ao 2º Congresso da ANEL. E é fundamental esse momento para que os estudantes com os seus CA’s façam a experiência e possam ser os protagonistas nos rumos do movimento estudantil brasileiro. Por isso, convidamos os Centro Acadêmicos a participarem dos espaços da ANEL. Discutam nas reuniões do CA, elaborem com os estudantes do curso a melhor forma de eleger os delegados e vamos à Juiz de Fora.
Coletivos da UFSC, fortaleçam-se nacionalmente na ANEL
Sabemos que na UFSC há vários coletivos onde os estudantes se organizam para debater questões importantes para combater as injustiças da sociedade. E são com esses aliados que estamos em todas as lutas, como no Fora Feliciano ou na Marcha das Vadias. Conhecemos quatro coletivos que estão inseridos nesses processos e que queremos continuar do lado por uma sociedade livre de opressões.
Portanto, fazemos o convite aos coletivos Kurima, Gozze, Somos PAGU e o PIRA para que contribuam com o 2º Congresso da ANEL, além de outros coletivos que existem na UFSC e queiram conhecer a entidade. Os coletivos podem escrever teses que serão debatidas no congresso e podem virar campanhas da ANEL. Isso significa que os coletivos também são protagonistas na construção de uma entidade combativa e independente.
Esquerda da UNE, o 2º Congresso da ANEL é a continuação de uma só luta!
Para quem conhece a UNE sabe a importância histórica que essa entidade representa para o movimento estudantil. Contudo, a UNE combativa, democrática e independente não existe mais. Porém, reconhecemos que no interior dessa entidade existem lutadores que estão diariamente conosco nas mobilizações estudantis. E são esses colegas, conhecidos como a “Esquerda da UNE”, que queremos do nosso lado em todos os momentos de luta.
Aqui na UFSC, a “Esquerda da UNE” é composta pelas seguintes organizações: Juventude Comunista Avançando (JCA), Brigadas Populares, Barricadas Abrem Caminhos, União da Juventude Comunista (UJC) e a Juventude do PSOL (JSOL) . Nós acreditamos que o espaço desses companheiros é na ANEL, pois é lamentável que em todas as mobilizações estejamos juntos e na organização nacional dos estudantes separados. Nós da ANEL apresentamos um projeto diferente do maior aparelho governista no interior do movimento estudantil, a UNE. Por isso, convidamos os lutadores da “Esquerda da UNE” da UFSC a se somarem nesse momento importante para fortalecermos as lutas pela educação pública, gratuita e de qualidade. E o espaço para isso é o 2º Congresso da ANEL.
Vamos aos 2º Congresso da ANEL
Até dia 30 de maio, serão milhares de delegados/as eleitos, venda de rifas, assembleias, debates, lutas, ônibus partindo para Juiz de Fora. Para enfim termos um Congresso vitorioso que vai entrar pra história! Todos/as os/as estudantes estão convidado/as. Venham fazer uma experiência com a ANEL, conhecer seu programa e sua concepção de movimento estudantil. Os Congressos acontecem a cada dois anos e é o fórum máximo de deliberação da entidade. Tudo estará em debate para ser decidido pela maioria dos delegados/as!
Na próxima terça-feira, dia 26 de março, no hall do CFH-UFSC faremos a nossa segunda reunião do ano para refletir sobre o 2º Congresso da ANEL. Isto é, como funciona o espaço, quais as discussões terão lá e como faremos para que os estudantes estejam conosco também nesse momento importante. Compareçam na reunião, contribuam com o debate e sejam estudantes livres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.