Conto e Poesia será lançado

Mais do que entretenimento, a cultura é o modo pelo qual uma sociedade dá sentido à sua própria existência. Com essa compreensão, o Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região) vem desenvolvendo suas ações.

Uma delas é o Concurso Literário Conto e Poesia, cujo livro com os trabalhados selecionados (15 contos e 30 poesias) será lançado no dia 10 de novembro (sexta-feira), a partir das 19 horas, na Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, centro, Florianópolis).

Concebido em 1992 com o objetivo de estimular a produção e difusão da literatura produzida em Santa Catarina, o concurso atinge em 2017 a sua nona edição. Nesses 25 anos, contou com a participação de 2.322 pessoas e de 6.230 trabalhos inscritos de todas as regiões do estado. Esses dados, por si só, demonstram a pulsante produção literária em SC, cujos espaços para divulgação quase inexistem.

As obras dos escritores e escritoras tem que contar, quase sempre, com o esforço de quem a produz para que cheguem a um maior número de pessoas. É lógico que hoje se dispõe de mecanismos tecnológicos que outrora nem se contava. Mas o que estamos observando aqui é o pouco investimento do poder público e também da iniciativa privada, no estímulo à produção e difusão da cultura.

Também por essas razões, e sem querer substituir o papel do Estado no fomento a cultura, o Sinergia resiste e mantém o concurso por tanto tempo. Aliás, é um dos poucos em vigor em Santa Catarina e o único na modalidade conto e poesia. Mas, afinal, porque um sindicato já com tantas responsabilidades deve se ocupar com a questão cultural? A resposta é simples: nada está fora da cultura! A cultura permeia pensamentos e ações, em qualquer tempo e civilização. Ela atribui sentido a existência humana e pode contribuir para a evolução da sociedade, na medida em que estimula o senso crítico e favorece ao exercício da criatividade e da solidariedade.

Além disto, as ações de caráter lúdico e poético ajudam a compreender o papel da cultura e a ampliar a visão de mundo. Neste sentido, entende o Sinergia, é fundamental que, além das questões econômicas e do chamado “mundo do trabalho”, as entidades sindicais também incentivem a produção artística, e não só de seus representados, buscando assim – no que for possível, ampliar a sua fruição na sociedade. Desta forma, estará ajudando no esforço de melhor distribuir os bens simbólicos em nosso país, tão concentrados quanto os bens materiais. Não por acaso, cada premiado receberá 15 exemplares da obra e todos que participaram receberão 1 exemplar. Mais de 500 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente à todas as bibliotecas públicas de Santa Catarina, sindicatos e entidades culturais do país.

O concurso Literário Conto e Poesia é uma referência para o público e produtores da literatura em Santa Catarina, e tem sido um espaço de experiência e afirmação da qualidade dos escritores selecionados. Muitos dos que participaram do concurso, hoje são autores reconhecidos no estado e atuam na área da literatura. A festa de lançamento do livro Conto e Poesia, no dia 10/11, é mais uma ação do Sinergia que visa estimular o diálogo sobre a literatura e envolver o público em geral. Além disso, pode proporcionar o encontro dos escritores catarinenses e de outros artistas. Segue abaixo alguns dados da 9ª edição do Conto e Poesia, a relação dos autores classificados, bem como dos integrantes das Comissões Selecionadoras do concurso.

*Número de inscritos:166

*Número de trabalhos inscritos: 456

*Número de poesias inscritos: 326

*Número de contos inscritos:130

*Participantes com poesias: 125

*Participantes com contos: 77

Comissão selecionadora Conto • Amilcar Neves, Elaine Tavares e Paulino Júnior

Comissão selecionadora Poesia • Marco Vasques, Anacreonte Fonjic e Raquel Wandelli Selecionados Contos Arden Zylbersztajn, Carlos Alberto da Silva, Danilo Silvio Aurich, Eduardo Sens dos Santos, Eduardo Silveira, Fahya Kury Cassins, Felipe de Farias Ramos, Giovanni de Sousa Vellozo Kleber Kurowsky, Luís Fernando Fintelman da Silva, Luiz Carlos Borba Garcia, Matheus Alves de Almeida, Paulo Roberto Alves de Almeida, Suyan de Oliveira de Melo e Suzy Dias Ramos.

Selecionados Poesia: Adriana da Silva Bunn, Carlos Alberto da Silva, Claúdia Resem, Constantino Esmanhotto d’Ivanenko, Daniel Passos, Eduardo Silveira, Eliana Ruiz Jimenez, Fahya Kury Cassins, Fernanda Carbonera Rocha, Fernando Cabral, Flávio Theodósio Junkes, Ivonita Di Concílio, Janaína de Oliveira Ribeiro, Jhonatan Carraro, Júlio César Ramos, Keles Gonçalves de Lima, Lárimer Daniel, Luiz Cezare Vieira, Marta Helena Bello Bertelli, Matheus Ligeiro, Rafael Pedroso Dias, Rafael Reginato Moura, Roberth Jesus de Carvalho, Rodrigo Domit, Rubens Chaves Vargas, Sandrine Allain, Suyan de Oliveira de Melo e Vinícius O. Candido.

Se necessária outras informações, contatar: Julia 3879-3011/99989-4126 ou Dino 99670-4844.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.